Para elas
Para elas

“Ser livre é ser eu mesma, com todos os meus medos, inquietações e lágrimas”. A frase dita...

por Redação 13/03/2018 às 00:00 Atualizado em 23/11/2018 às 16:01

“Ser livre é ser eu mesma, com todos os meus medos, inquietações e lágrimas”. A frase dita pela artista e educadora Silvia Teske, foi uma das muitas que proporcionaram uma grande reflexão durante o Encontro do Dia da Mulher, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba – Sintrivest, na tarde de sábado, 10 de março. 

O encontro foi realizado no auditório do próprio sindicato, e reuniu um considerável público, mulheres que buscaram informação, interação e que encontraram um verdadeiro acolhimento nas cerca de três horas de evento. Silvia Teske dividiu as reflexões propostas com a educadora Bernadete Rocha, que no segundo momento do encontro, compartilhou toda sua sensibilidade e espiritualidade com as mulheres presentes.

A proposta de Silvia foi pensar a mulher não como alguém independente, isolado, que luta para ocupar o lugar de um homem. Mas sim como alguém que compartilha, que se reconhece com suas inquietações e conquistas. “Virou uma obrigação ser independente, mas na verdade, somos dependentes um do outro, pois vivemos em sociedade. Estamos revivendo lutas que já tivemos e há cada vez mais ódio, mais raiva. Eu queria ver a bandeira do afeto, que não se apontassem culpados, porque eu entendo que a palavra de ordem é compartilhar. Compartilhar nossos poderes, nossa experiência, nossa vida com o outro”, comentou ela. 

Bernadete Rocha, idealizadora da Escola Charlotte, deu sequência à reflexão de Silvia e propôs uma dinâmica com as mulheres, que se abraçaram e trocaram as melhores energias durante o encontro. "Vamos celebrar nossas diferenças. Vamos voltar a ter nosso empoderamento de mulheres geradoras de vida. Não podemos perder nossa fertilidade de criar. Que aprendamos com o rio, que contorna os obstáculos e segue seu fluxo. Temos que nos assumir enquanto mulheres e parar de lutar para sermos iguais aos homens. Somos batalhadoras, guerreiras, empoderadas, mas também meigas e frágeis. Somos luzes de Deus brilhando na terra”, destacou. 

A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, aproveitou o momento para pedir ainda mais união entre as trabalhadoras em seus locais de trabalho e também no sindicato. “Ninguém consegue viver sozinho, dependemos uns dos outros e assim também é o sindicato, que são todas vocês. A tarde de hoje foi muito agradável porque contamos com as palavras de duas grandes mulheres que temos na nossa cidade, a Silvia Teske e a Bernadete Rocha, que têm uma história muito bela de luta em prol da educação, especial, superior e da arte. E esse foi o nosso objetivo, discutirmos um pouco essa data, Dia Internacional da Mulher, os desafios que nós temos pela frente ainda enquanto trabalhadoras, mães, esposas... E elas nos trouxeram uma reflexão muito bonita de que nós precisamos nos aceitar e nos valorizar enquanto mulheres e eu agradeço a cada uma que esteve conosco hoje”, ressaltou. 

A trabalhadora Helena Garcia, 51 anos, participou do evento e saiu fortalecida com a reflexão proporcionada pelas palestrantes. “Saí de casa hoje meio desanimada diante de tantos problemas, mas quando o encontro começou e eu ouvi todas as palavras da Silvia e da Bernadete, comecei a me sentir muito melhor, verdadeiramente amada. Só tenho a agradecer a oportunidade de ouvir tantas coisas boas. Volto para casa muito diferente do que saí”, revelou. 

Ainda segundo a presidente do Sintrivest, para o sindicato é uma grande satisfação promover eventos como este para os associados. “Sempre buscamos investir nessa interação com a categoria, com a classe trabalhadora, hoje em especial com as mulheres, e vamos continuar fazendo nossos eventos. Estamos com um novo projeto, que logo iremos divulgar, porque precisamos debater sobre muitas coisas, tanto na questão do mundo do trabalho, quanto nas questões particulares do nosso cotidiano”, projetou. 

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados