PREVISÃO DO TEMPO

Fim de semana com tempo firme e muito calor em Santa Catarina

Confira as informações do meteorologista Piter Scheuer, direto da Central do Tempo em Florianópolis
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 22/02/2019 às 06:52
Ilustrativa

Tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte do estado devido à atuação de uma massa de ar seco e quente. O maior aquecimento diurno em combinação com a alta umidade concentrada nos primeiros níveis da atmosfera favorece a formação de algumas nuvens carregadas (núcleos de instabilidades) durante a tarde e noite, provocando pancadas de chuva com trovoadas em pontos mal distribuídos e de SC. Risco de temporal isolado (granizo, ventania e chuva forte). Entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, muita nebulosidade com chuvas ocasionais ao longo do dia, alternando com períodos prolongados de sol. Por se tratar de pancadas irregulares, diversas áreas do estado podem passar sem chuva. Temperatura mínima entre 15 a 23ºC entre a madrugada e primeiras horas da manha. Faz calor ao longo do dia onde as máximas oscilam entre 32 a 35ºC entre o Extremo Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Entre o Oeste, Meio Oeste e Serra, máximas entre 28 a 32ºC. Vento de nordeste a noroeste com oscilações para o quadrante leste fraco a moderado com rajadas de 20 a 45 km/h especialmente entre o Litoral.

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (23/02): Presença de sol com poucas nuvens em todas as regiões com elevação rápida dos termômetros ao longo do dia. No decorrer da tarde e noite o forte aquecimento reforça algumas pancadas de chuva com trovoadas típicas de verão. Risco de temporal isolado (granizo, ventania e chuva forte). Por se tratar de pancadas irregulares, algumas áreas podem passar sem chuva. Temperatura mínima entre 17 a 25ºC pela manha sendo que no Topo da Serra os termômetros variam entre 11 a 13ºC. Faz calor ao longo do dia onde as máximas oscilam entre 34 a 38ºC entre o Extremo Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Vento de nordeste a noroeste com oscilações para o quadrante oeste fraco a moderado com rajadas de 20 a 45 km/h.

Domingo (24/02): Uma massa de ar quente e úmida promove um dia de tempo firme e ensolarado em todas as regiões onde o calor é o fator dominante. A combinação do calor somado a alta umidade e a aproximação de uma frente fria, são os principais ingredientes responsáveis pela organização de algumas áreas de instabilidades, provocando pancadas de chuva com trovoadas em pontos mal distribuídos de SC. Risco de temporal (granizo, ventania e chuva forte). Por se tratar de pancadas irregulares, algumas áreas podem passar sem chuva. Temperatura mínima entre 18 a 25ºC durante o inicio do dia. Faz calor onde as máximas oscilam entre 37 a 40ºC entre o Extremo Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nos demais setores do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Vento de nordeste a noroeste com oscilações fraco a moderado com rajadas de 15 a 35 km/h.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp