FISCALIZAÇÃO

Fiscais do Imetro-SC recebem treinamento contra fraudes em bombas de combustíveis

O treinamento trouxe as últimas novidades tecnológicas no combate às novas práticas que provocam a concorrência desleal e lesam o consumidor
por Secom / Governo de SC 02/05/2023 às 06:28
Foto: Divulgação Imetro/SC

Ter a sensação de ter recebido menos combustível no tanque do carro, pelo que foi pago, nem sempre é apenas uma sensação. A engenharia das fraudes em bombas está cada vez mais avançada e, para combater as novas tentativas, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina tem investido em inovação e capacitação.

Recentemente o Imetro-SC realizou o treinamento “A Engenharia das Fraudes Eletrônicas em Bombas Medidoras de Combustíveis”, ministrado pelo especialista em desenvolvimento de tecnologia antifraudes, Ulysses Carvalho, do Laboratório Olhos de Lince do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM/SP.

O treinamento foi direcionado aos fiscais do órgão, e trouxe as últimas novidades tecnológicas no combate às novas práticas que provocam a concorrência desleal e lesam o consumidor. Os fiscais puderam ter acesso às tecnologias usadas para detectar adulterações na medição das bombas de combustível.

“Estamos muito satisfeitos com o treinamento. O Ulysses é um dos maiores especialistas do Brasil neste assunto. Agradecemos ao Ipem/SP, na figura de seu Superintendente, Cel. Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior pela oportunidade. É desta forma que o Imetro do Governo de Santa Catarina, trabalha para a justa concorrência e para proteção do consumidor”, afirma o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

O presidente explica ainda que a tolerância máxima de erro é de 0,5%. “No entanto, o Imetro-SC já encontrou fraudes metrológicas em que o erro foi superior a 10%. Isso, em um abastecimento de 45l, significa que você leva 4,5 litros a menos de combustível. É fundamental estar preparado para combater esse tipo de fraude”, completa.

O especialista Ulysses Carvalho salienta que os fiscais estejam constantemente capacitados com treinamentos e ferramentas para que possam acompanhar a evolução das fraudes. “É importante também a cooperação entre os estados para troca de informações. Só assim, poderemos nos antecipar às novas tecnologias e inovações que são empregadas na fabricação dessas fraudes”, ressalta.

“Os fiscais estão todos os dias nas ruas, combatendo ilegalidades e poder ter essa oportunidade de integrar inovação e conhecimento no combate às novas fraudes nos trará, sem dúvidas, um grande ganho no resultado do trabalho”, ressalta o diretor de Metrologia Legal Hercílio de Oliveira Bez.

Cuidados ao abastecer o veículo

Abastecer somente em postos de confiança, onde normalmente você abastece e nunca notou nada estranho, por isso é bom conhecer bem o consumo do carro e se tiver em um lugar diferente, abasteça só o suficiente para chegar em um posto de confiança.

Sempre acompanhar o abastecimento e verificar se realmente vai começar a marcar do zero.

Conferir se o preço indicado na placa do posto é o mesmo registrado na bomba. Fique atento se o bico que vai ser usado corresponde ao seu pedido de abastecimento (por isso é bom deixar bem claro ao frentista, qual produto você quer abastecer).

Se desconfiar que a quantidade abastecida é menor que o indicado na bomba, utilize os canais de denúncia conforme o órgão fiscalizador de sua cidade, que pode ser o Inmetro ou Imetro-SC.

Se desconfiar da qualidade do combustível, use os canais de denúncia da ANP, que é responsável pela qualidade dos combustíveis.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Assuntos: Economia

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp