METEOROLOGIA

Frente fria causa instabilidade do clima em SC

Risco de temporais com danos (raios, chuva forte, granizo e ventania de 50 a 80 km/h) em algumas regiões de Santa Catarina
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 02/04/2020 às 09:50

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

QUINTA-FEIRA (02/04): Sol e aumento de nuvens pela manhã. Áreas de instabilidades reforçadas pela aproximação de uma frente fria favorecem pancadas de chuva com trovoadas (raios) primeiramente entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul se entendendo para as demais regiões de SC ao longo do dia. Risco de temporais com danos (raios, chuva forte, granizo e ventania de 50 a 80 km/h). É importante ressaltar que esta frente fria esta acoplada a um centro de baixa pressão no oceano e proporciona rajadas mais frequentes na Faixa Leste sobretudo no Cabo de Santa Marta em Laguna a Grande Florianópolis e alguns pontos do Topo da Serra (gradiente de temperatura e pressão). Sensação térmica de abafamento com máximas na marca dos 27 a 31ºC na maioria das regiões. Máximas variando entre 33/36°C na região de Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville. Queda acentuada da temperatura no final da tarde e noite com destaque para os setores do Oeste a Serra com mínima entre 13 a 16ºC. Mínimas entre 8/11°C nos topos (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema). Vento soprando de noroeste a nordeste com rajadas na ordem de 40 a 60 km/h (vento variável) passando a atuar de sudoeste a sudeste com rajadas fortes.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

SEXTA-FEIRA (03/04): A frente fria se afasta e da espaço a uma massa de ar seco e frio (alta pressão atmosférica) proporcionando tempo firme e ensolarado em boa parte de SC. Mais nuvens com garoa isolada entre Centro ao Planalto Sul entre a madrugada e início da manhã melhorando com sol e algumas nuvens. No Oeste, Meio Oeste incluindo o Litoral e Vale do Itajaí, sol e tempo firme na maior parte do dia. Nevoeiros entre a madrugada e início da manhã. Faz frio com mínimas entre 10 a 13ºC entre o Oeste e Serra e 11 a 14ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Queda acentuada da temperatura a noite, com mínimas na marca dos 4 a 7ºC na Serra. Máximas baixas do Oeste a Serra, variando entre 16 a 20ºC. Máximas variando entre 27/30°C na região de Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville. Vento a sudoeste a sudeste com rajadas de 50 a 70 km/h no Litoral.

Obs: Condições climáticas (amplitude térmica com amanhecer frio e tarde agradável a quente) propícia a resfriados e gripes. Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades e fique em casa. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.

PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

?Maior risco para atividades ao ar livre do fim da manhã ou tarde e noite no campo e cidade. Sendo mais tempo favorável no Nordeste de SC e Grande Fpolis. Para tratamentos em lavouras e pomares fica ruim devido ao vento com rajadas fortes (pontuais entre 50/80 km de norte a oeste) mais de tarde e noite. Atenção a rede elétrica.

? Nas áreas de lavoura de feijão (especialmente do Oeste, Planaltos e partes altas do Vale do Itajaí e Grande Fpolis) as madrugadas amenas a frias e com muito orvalho são favoráveis a ocorrência da antracnose, requeima na batata e outras culturas da mesma família. A seca vem afetando muito nas culturas fora de época (confirmando o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro). A chuva ajuda nas lavouras.

? Bom para semeadura de pasto de inverno após a chuva.

?Os efeitos da estiagem continuam apesar da passagem da frente fria (fraca atividade).

? Na fruticultura, região da Serra e Sul boas condições para colheita e eventuais tratamentos (a água pode limitar, pela falta) de manhã com algum risco. Para tratamento o vento incomodará.

? Muita economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado. Possível trégua nesta quinta e sexta.

? Se conseguir irrigar os pomares, especialmente maçã, seria aconselhável pois está em fase crítica para “preparar” a produção da próxima safra (março e abril).

?ECONOMIZAR ÁGUA!

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp