INVESTIGAÇÃO

GAECO deflagra operação "PURGATIO" em combate à organização criminosa

Estão sendo cumpridos 30 mandados de prisão preventiva e 53 mandados de busca e apreensão no litoral norte de Santa Catarina
por Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC. 06/12/2023 às 10:53
Imagens: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (6/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio a investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de São Francisco do Sul, deflagrou a operação "PURGATIO", que apura a prática de crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e de homicídios.

O objetivo da operação foi dar cumprimento a 30 mandados de prisão preventiva e de 53 mandados de buscas em endereços de 47 pessoas investigadas, nas cidades de Piçarras, Joinville e São Francisco do Sul. Também são alvos de busca e apreensão e de prisão preventiva 15 internos do Sistema Prisional de Santa Catarina, distribuídos na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville e Presídio Regional de São Francisco do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Criminal de São Francisco do Sul.

Envolvidos no cumprimento das ordens judiciais, a operação conta com a atuação de 256 policiais e 99 viaturas. Além dos agentes que integram a força-tarefa, a operação contou com o reforço/apoio de:

. Polícia Militar, por meio de 79 policiais militares das 5ª Região de Polícia Militar e dos 8ª, 17ª e 27ª Batalhões de Polícia Militar;

. Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Joinville, com delegados e 60 policiais civis de Joinville, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Canoinhas e São Bento do Sul, juntamente com o Núcleo de Operações com Cães;

 . Polícia Penal, com 35 policiais penais do Serviço de Operações e Escolta e do Grupo Tático de Intervenção;

 . Polícia Rodoviária Federal, por meio de 14 policiais federais do Núcleo de Operações Especiais e da Delegacia Regional de Joinville; e. Bombeiros Militares de São Francisco do Sul.

PURGATIO

O nome da operação faz a referência a "limpeza", "purificação", e relaciona o objetivo das investigações que, com a responsabilização penal dos envolvidos, espera-se que sejam retiradas das ruas a prática de crimes violentos na região da Babitonga.

GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp