BRUSQUE

Galeria Urbana Povo de Dentro é pintada na UNIFEBE

Mural do artista Douglas Leoni foi pintado no Bloco D, da instituição
por Assessoria de Imprensa UNIFEBE 05/03/2021 às 16:57 Atualizado em 05/03/2021 às 16:58
Divulgação

Como a universidade, a Galeria Urbana Povo de Dentro é símbolo de diversidade de seres, pensamentos e possibilidades. O mural pintado pelo artista Douglas Leoni, no Bloco D, do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), faz parte do projeto viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Brusque. 

Douglas é artista, professor de artes e arteterapeuta, e por meio dos murais em instituições de ensino, como creches, escolas e universidades, quer incentivar o debate saudável sobre arte e cidade. Para o mural Povo de Dentro da UNIFEBE a proposta foi pensada a partir de uma linha contínua. 

“Uma linha que dialoga com a natureza da UNIFEBE. Lugar de pensar, de criação, do conhecimento. Conhecimento que é linha, forma, símbolo, palavra, verbo. Acredito que não existe lugar melhor para abrigar o Povo de Dentro do que as escolas e instituições de ensino, promovendo, assim, a arte do refletir e repensar a sociedade em que vivemos”, salienta o artista. 

Além das pinturas, o projeto prevê rodas de conversa nos locais onde os murais foram feitos. Nesse sentido que, nesta terça-feira (2), a UNIFEBE promoveu um bate-papo entre o artista e os acadêmicos da primeira fase do curso de Publicidade e Propaganda. Durante a atividade, realizada na disciplina de História da Arte e do Design, Douglas falou sobre a Arte Contemporânea, arte de rua e sobre o surgimento do projeto. 

A acadêmica Joana Giacomelli Reis também participou da conversa e conta que aprendeu muito com o artista. “Fiquei surpresa em como a arte urbana ainda sofre um grande preconceito, mesmo trazendo vida e cor às paredes monótonas das cidades. Após a conversa com o Douglas notei detalhes em obras que eu já conhecia, mas nunca tinha percebido, e aprendi que uma única obra pode ser interpretada de diversas formas pela pessoa que a observa”, complementa Joana. 

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou o artista e reforçou o papel da instituição no incentivo à arte e cultura. “É com muito prazer que a UNIFEBE abre as portas para esse artista local. Como universidade, um dos nossos compromissos é proporcionar essa reflexão aos nossos estudantes, contribuindo com a valorização cultural da nossa região”, finaliza a reitora. 

Povo de Dentro

Com a autoria de Douglas Leoni, o projeto Povo de Dentro envolve os artistas Márcia Cardeal, Vania Gevaerd, Jô Leoni, Gabriela Ristow Buss, João Knihs Neto, Maria Zucco, Tarcísio Ullrich e mais duas empresas. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp