SECRETARIAS MUNICIPAIS

Governador abre 1ª Assembleia Geral Extraordinária do Conselho

SAÚDE: Durante o encontro, foram apresentados os avanços e resultados da área em Santa Catarina
por Secom / Governo de SC 21/10/2021 às 13:32
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, participaram na manhã desta quinta-feira, 21, da 1ª Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC). No encontro, realizado em São José, os avanços, os resultados e metas do Governo do Estado nestes últimos anos foram apresentados a aproximadamente 300 gestores e representantes das secretarias municipais de Saúde, além do Ministério da Saúde.

“Estar aqui hoje, com os secretários e representantes do Ministério da Saúde, mostra que o Estado organiza o sistema de saúde, quer prestar contas e ofertar mais serviços em parcerias com hospitais filantrópicos, próprios e com municípios, fazendo com que as políticas públicas cheguem até as pessoas, que é onde de fato precisamos chegar. Governar é olhar para as pessoas, trabalhar para diminuir o sofrimento, tirar da fila quem aguarda um procedimento. Não medimos esforços para oferecer mais e melhor saúde para os catarinenses”, disse o governador, ao agradecer e parabenizar todos profissionais da Saúde pelos trabalhos prestados, em especial durante a pandemia.

O secretário André Motta Ribeiro apresentou os progressos obtidos na Saúde nos últimos anos, citou a quitação das dívidas do setor, o vocacionamento das unidades hospitalares, a gestão de processos, a estadualização de oferta da Terapia Renal Substitutiva e os avanços na vacinação contra a Covid-19, entre outros.

“É emblemático que estejamos todos juntos hoje depois de 19 meses e alguns dias, uma pandemia que se imaginava que duraria seis a oito meses e trouxe tanto sofrimento, tanto aprendizado e tanta dificuldade. Hoje, mostramos os nossos resultados e vamos discutir e planejar o futuro adequando às necessidades, ofertando mais. Nós precisamos dar um passo para a frente, nós temos condição de fazer mais e melhor, com certeza”, pontuou o secretário.

Como meta, André Motta Ribeiro destacou "18 meses em seis", que visa a reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas e a nova Política Hospitalar Catarinense (PHC), que irá investir R$ 600 milhões em hospitais de Santa Catarina. Esse assunto será discutido na reunião da CIB desta quinta-feira com o Cosems, onde, na sua construção, contou com a participação da Associação de Hospitais de Santa Catarina (Ahesc) e da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOESC).

Ele destacou ainda que o Governo do Estado é municipalista. “Quando percorremos o estado de Santa Catarina, conversando com os prefeitos, secretários municipais de saúde e também gestores hospitalares, é justamente para isso, para compor políticas públicas sobre gestão do estado. Só faz gestão aquele que escuta a necessidade das pessoas que conhecem a realidade in loco.

Para o presidente do Cosems/SC, Daisson Trevisol, a presença do governador é extremamente importante e mostra a parceria entre municípios e o Estado nesta questão relacionada a todo o enfrentamento da área da saúde, independentemente de pandemia. “Nós temos uma parceria muito grande nesse sentido. Temos aqui neste evento uma mesa tripartite, isso mostra como estamos unidos e representa o porquê de Santa Catarina ser um dos principais estados do Brasil no enfrentamento à pandemia, e um exemplo também na área da saúde no Brasil.”

Participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, o presidente Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra, o superintendente estadual do Ministério da Saúde, Rogério Ribeiro, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público de SC, Douglas Roberto Martins, além de outras autoridades.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp