CORONAVÍRUS

Governo de SC detalha plano regionalizado de combate ao Covid-19

Transporte coletivo urbano pode voltar a partir de 8 de junho. Aulas presenciais seguem suspensas até agosto, mas ensino superior pode retomar em julho.
por G1/SC 01/06/2020 às 12:34 Atualizado em 01/06/2020 às 14:01
Secom / Governo de SC

O governo de Santa Catarina detalhou na manhã desta segunda-feira (1º) como será o plano de gestão regionalizada no enfrentamento ao coronavírus no estado. A estratégia prevê possibilidade de retomada do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros a partir de 8 de junho, considerando como está a situação da Covid-19 por cada município e região: Número de óbitos e de casos confirmados da doença e as taxas de ocupação em leitos de unidade de terapia intensiva e de transmissão e propagação do vírus.

Santa Catarina tem 9.037 pacientes com teste positivo para Covid-19, incluindo 143 mortes. O estado tem 216 municípios com pelo menos um caso da infecção pelo novo coronavírus. A maior parte dos casos está em Chapecó, com 906.

A regionalização foi anunciada em 28 de maio e começaria nesta segunda. Com isso, ainda na última semana, algumas cidades começaram a se preparar para retomar o transporte coletivo.

Segundo o Governo, o decreto regulamentando essas ações deve ser publicado em Diário Oficial nesta segunda-feira (1º) e terá vigência a partir de 8 de junho.

" Começamos uma nova fase. Isso não significa que vamos colocar a responsabilidade na mão de um ou outro refeito. A autoridade sanitária será compartilhada entre Estado e municípios. Os municípios vão deliberar sobre as atividades públicas e privadas na esfera da sua área territorial", disse o governador Carlos Moisés (PSL) em coletiva de imprensa na manhã desta segunda.

Segundo ele, como a doença evoluiu de forma distinta em cada região do estado, há a necessidade das estratégias regionalizadas. O governador destacou, por exemplo, que há cidades sem confirmação da doença.

O governador Carlos Moisés falou desse plano regionalizado em coletiva de imprensa junto com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, e o procurador-Geral do Estado, Alisson de Souza. O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Saulo Sperotto, também participou remotamente.

DATAS DE FLEXIBILIZAÇÕES

O decreto estadual das ações regionalizadas permite algumas flexibilizações por regiões, mas também delimita novos prazos de suspensão.

Transporte coletivo

O transporte coletivo urbano poderá ser retomado a partir de 8 de junho, em alguns locais, mas o transporte interestadual de passageiros e de fretados segue suspenso em Santa Catarina até 2 de agosto.

A circulação do transporte coletivo está suspensa no estado desde a metade de março, quando foi decretada situação de emergência por causa do coronavírus. Especialistas concordam que a regionalização é a maneira mais adequada para se retomar as atividades, mas alertam para o risco à saúde pública e sugerem ações, como distanciamento dos passageiros, para que haja mais segurança.

Aulas presenciais

As aulas presenciais da rede pública e particular, do infantil ao superior, permanecem suspensas até 2 de agosto em todo território, sem prejuízo do calendário letivo. As atividades remotas que estão sendo feitas pela rede estadual de educação e municipal da capital, por exemplo, são consideradas curriculares e serão utilizadas para validar as 800 horas do ano.

No entanto, mesmo com a suspensão até agosto, a partir de 6 de julho as aulas presenciais em ensino superior podem ser retomadas, conforme a situação da região, e em 8 de julho, será possível retomar estágios obrigatórios e aulas presenciais em laboratórios.

Esportes e eventos

Até 5 de julho seguem suspensas as atividades da Fundação Catarinense de Esporte e de eventos esportivos privados.

"As competições estariam autorizadas, não poderemos ter a presença de público a partir de 5 de julho nesses eventos e competições", detalhou Carlos Moises.

A suspensão vale também para shows, eventos, cinemas, casas noturnas, museus, espetáculos, parque temáticos e outros espetáculos que tenham aglomeração de públicos.

Regiões de saúde

"Todos os municípios, dentro do regramento sanitário do Estado, poderão automaticamente, adequar dentro dessa infraestrutura, em equilíbrio local. Com essas plataformas os municípios poderão operacionalizar o transporte ou, se necessário for, restringir", disse, o presidente da Fecam.

O Estado deve disponibilizar dados e ferramentas aos municípios para auxiliar no monitoramentos das atividades e do avanço da doença.

Serão definidas cores para as condições sanitárias relacionados ao coronavírus em 16 regiões de saúde em Santa Catarina, mas até esta segunda as cores que devem ser usadas estavam sendo definidas, o vermelho deve ser para a região mais grave.

"Essa deliberação ocorre com os municípios mostrando uma retomada segura, não significa a liberação automática e imediata. Será deliberado pelas regiões de saúde", diz o governador.

O Governo não adiantou se há alguma região que já está avaliada como impossibilitada, no momento, de retomar o transporte.

Na coletiva, o governo reforçou a necessidade de usar sempre máscaras ao sair de casa. O item é obrigatório em algumas cidades, inclusive nas ruas, e é exigido dentro de qualquer estabelecimento. Seguem, ainda, as orientações para sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter o distanciamento social e sair de casa somente se necessário.



Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp