SEMANA DA FAMÍLIA

GRUPIA define novo espaço para a IX Celebração pela Família

A Celebração pela Família iniciará às 14h deste sábado, 25, com músicas e mensagens na Igreja Evangélica Luterana, no Centro de Brusque
por Assessoria de Imprensa GRUPIA - Paulo V Kons 22/05/2019 às 11:39
Divulgação

A Igreja Evangélica Luterana, no centro de Brusque, sediará a IX Celebração pela Família. A mudança do local foi definida na reunião dos 20 membros da Comissão Organizadora do IX Festival Uma Tarde Em Família, realizada das 14h30min às 15h20min de terça-feira, 21/5, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki.

A Celebração pela Família iniciará às 14h deste sábado, 25, com músicas e mensagens. Às 14h25min, peça teatral de fantoches "Família, Projeto de Deus", apresentada pelas crianças da Igreja Ágape. O Culto pela Família, concelebrado pela Igreja Católica, Conselho de Pastores de Brusque e Igreja Evangélica Luterana, terá início às 14h45min. Após a invocação de Deus uno e trino, o pedido de perdão seguido do louvor a Deus. Textos do Gênesis (Gn 2, 18-25), da Carta do Apóstolo Paulo aos Colossenses (Cl 3, 12-21) e do Evangelho de Jesus Cristo narrado pelo médico Lucas (Lc 2, 41-52) serão proclamados.

Após o momento de reflexão, dirigido pelas igrejas Católica e Luterana e o Conselho de Pastores de Brusque, a Oração da Comunidade Brusquense: seis preces dirigidas a Deus por sacerdote, pai, mãe, filho(a), avô(ó) e autoridade. A oração do Pai Nosso será seguida pelo Envio e a Oração pela Família. A Benção Araônica encerrará a divina liturgia.

Para a celebração, o Ministério de Música está preparando um repertório muito especial. E a banda que abrilhantará a IX Celebração pela Família, sob a direção de Anderson e Rúbia Antunes, está ensaiando e criando novos arranjos para versão ampliada de Um Certo Galileu, um clássica de padre Zezinho, SCJ.

Confraternização

O encerramento da IX Semana da Família Ecumênica de Brusque, com o tema “A Identidade da Família Cristã” e o lema: “Jesus Cristo é a Luz de Minha Família!”, realizada de 11 a 25 de maio de 2019, além da Celebração da Palavra, no seu início, contará com jogos, brincadeiras e partilha de alimentos e bebidas, no Centro Evangélico, para onde os participantes caminharão após a Celebração pela Família.

Um dos organizadores da IX Semana da Família, o capelão do Hospital Azambuja e vigário da paróquia Nossa Senhora de Azambuja, padre Alvino Milani, convida toda a comunidade de Brusque e região para participar: “É muito bonito ver pessoas, com tanto carinho e espírito de serviço, doar-se para organizar um festival que incorpora boas práticas da vida em família, como a oração, o lazer e a partilha dos alimentos. E a participação de todos vai marcar nosso compromisso com a defesa e valorização da família, de instituição divina, desejada pela vontade expressa do Criador”.

Marcos Fagundes, presidente do Conselho de Pastores de Brusque, destaca que o IX Festival Uma Tarde me Família contará com oficinas, jogos e brincadeiras, pintura facial, esqui em família, corrida de saco, pula a corda, vôlei, futsal, cama elástica, piscina com bolinhas, mesa de ping pong e arte com balões.

Já o pároco da paróquia Bom Pastor, pastor Edélcio Tetzner, informa que haverá distribuição gratuita de um cachorro quente “mais saboroso, pois confeccionado com linguicinha e não com salsicha”, refrigerante e pipoca.

As coordenadoras do departamento infantil das igrejas evangélicas Calvário e Assembleia de Deus Missões, Maria Elisa Ely Klein Ibing e Mirian Cândida de Souza Gontijo, responsáveis pelas brincadeiras e atividades recreativas, estão preparando muitas surpresas para os participantes do encerramento da IX Semana da Família.

A Life Klein Emergências Médicas, com sede em Brusque, irá gratuitamente cobrir o IX Festival Uma Tarde em Família. A equipe prestará todo  o suporte necessário em relação aos cuidados dos participantes em caso de acidentes, inclusive com apoio de uma ambulância para deslocamento até o Hospital Azambuja.

Evaldo e Catarina Moresco

O casal homenageado pelo GRUPIA na IX Semana da Família, Evaldo Moresco e Catarina Erotides (Zucco) Moresco confirmaram participação, juntamente com familiares, no IX Festival Uma Tarde Em Família. Com a humildade que lhes é habitual, encaminharam a mensagem:

"Sensibilizados, agradecemos a honrosa homenagem que recebemos. Fazemos questão de frisar que não consideramos um merecimento individual. Na realidade representamos centenas de casais brusquenses, a maioria com méritos muita acima dos nossos. Evaldo e Tide"

“Sem família não há Sociedade nem Estado”

Arcebispo metropolitano de Florianópolis e conferencista magno da solenidade de abertura da IX Semana da Família, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, enaltece que a “família é uma instituição divina querida e desejada por Deus. E não há um plano “b”. Sem família caminhamos para a destruição. Reconhecer, valorizar e auxiliar a família a cumprir sua missão não é apenas nobre idealismo e sim uma necessidade vital para a sociedade e o poder público, pois sem família não há Igreja, não há Sociedade, não há Estado”, enfatiza.

Desafios

Um dos idealizadores do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência - GRUPIA e da Semana da Família Ecumênica de Brusque, Paulo Vendelino Kons lembra que a “família constitui o primeiro e o mais importante grupo social de toda pessoa. É na família que ouvimos as batidas do próprio coração e o que ele verdadeiramente aspira como forma de realização pessoal e coletiva. Mas cotidianamente a família depara-se com tantos desafios sociais e econômicos, culturais e religiosos que a sociedade contemporânea enfrenta. E a violência tem se instalado em todos os ambientes de forma avassaladora. Assim, precisamos nos mobilizar para assegurar que a família seja, pela graça de Deus, cada vez mais o espaço para formação do ser humano.”

Kons explica que a Semana da Família objetiva “propor à comunidade brusquense e regional reflexão pessoal e comunitária sobre a família, visando a construção de uma cidade melhor, a partir de cada lar".

Atenção e cuidados com as crianças

Articulada pelo GRUPIA, a IX Semana da Família, com o tema “A Identidade da Família Cristã” e o lema: “Jesus Cristo é a Luz de Minha Família!”, conta com a participação de dezenas de igrejas cristãs e a quase totalidade das organizações públicas e comunitárias de Brusque. “Queremos reiterar pública e solenemente nossa fundada convicção de que a família é o núcleo formador da sociedade, de trocas afetivas e de atendimento das necessidades básicas vitais à existência humana. Assim, a família tem a missão de encontrar os caminhos do amor, da estima, da sinceridade e da fidelidade recíproca", explica Paulo Kons, que cita a Bíblia na sua argumentação: "aos pais foi dito, desde o princípio, que o amor é o vínculo entre marido e mulher que faz dos dois uma só carne e um só pensamento (Gn 2, 24)".

Kons entende que "esta unidade entre homem e mulher se transforma e transborda na relação pais e filhos". E alerta "que na estrutura familiar as crianças são as que mais exigem cuidados e atenção. Elas serão os adultos de amanhã, mas dependem muito de como são recebidas, acolhidas e orientadas. As crianças não são projeto, elas são realidade viva, presente e importante na vida dos adultos. A criança pensa como criança e se não lhe for permitido agir como criança, ela estará sendo tolhida na sua etapa da vida. A criança não é um adulto em miniatura", declarou.

Kons finaliza enfatizando que “o GRUPIA congrega os organismos da Sociedade Civil, os órgãos do Poder Público, as Escolas e as Igrejas para promover a Semana da Família por acreditar ser a Família o projeto básico de Deus para a existência de toda a humanidade. Assim, a Família deve ser defendida e valorizada”.

SERVIÇO

O quê?

IX FESTIVAL UMA TARDE EM FAMÍLIA - encerramento da IX Semana da Família

Quando?

25 de maio de 2019 – sábado

Horário?

14h às 18h

Onde?

Igreja Evangélica Luterana e Centro Evangélico Pastor Sandreczki (avenida Monte Castelo, centro de Brusque)

Atrações?

Celebração da Palavra, show, teatro, oficinas, fantoches, jogos e brincadeiras, pintura facial, esqui em família, corrida de saco, pula a corda, vôlei, futsal, cama elástica, piscina com bolinhas, mesa de ping pong e arte com balões, distribuição gratuita de cachorro quente, refrigerante e pipoca.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp