Mulheres Polivalentes

Grupo de apoio auxilia vítimas de câncer de mama e colo de útero

Com reuniões mensais, iniciativa têm por objetivo a troca de experiências entre pacientes e orientações para superar o trauma das doenças
por Secom/Prefeitura de Brusque 19/07/2019 às 11:21 Atualizado em 19/07/2019 às 11:22
Divulgação

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Clínica da Mulher, promove mensalmente o encontro do grupo “Mulheres Polivalentes”, criado para dar suporte e acolher pacientes em tratamento ou que já tenham superado o câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa surgiu em 2015 e, reúne em média 15 participantes a cada reunião. 

Durante os encontros são apresentadas palestras com equipes multidisciplinares nas áreas da psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, enfermagem e da medicina. Outras atividades recreativas como passeios também são realizados, visando proporcionar momentos de alegria e prazer para ajudar na superação das doenças.

A enfermeira Thaisi da Cunha, que coordena a Clínica da Mulher, explica que a meta do grupo é promover o bem-estar e, ainda, oferecer apoio clínico e emocional às pacientes. “É um grupo de apoio onde a troca de experiência de quem já superou a doença, acaba servindo de exemplo para as novas integrantes que estão no início do tratamento. Muitas vezes os familiares também participam dos encontros e auxiliam na motivação”, explica a enfermeira. 

Assim como acontece em todas as terceiras quintas-feiras do mês, no último dia dezoito ocorreu a confraternização julina, com guloseimas e um bate papo informal. O local escolhido para o encontro foi o auditório da Secretaria de Saúde. 

Uma das integrantes, Edilene Knabbem, comenta que o grupo Mulheres Polivalentes permite a integração e a superação é um das metas a serem atingidas. “Foi um choque quando recebi o diagnóstico do câncer há sete anos. Eu perdi a mama, os cabelos mas, não perdi a esperança. Ainda estou em tratamento, porém tenho minha autoestima novamente, com a ajuda das amizades do grupo”, comemora a integrante e uma das primeiras mulheres a ingressar no grupo Polivalentes. 

Para participar basta procurar a Clínica da Mulher, sediada no Centro de Serviços em Saúde na Policlínica Central, defronta ao Terminal Urbano de Brusque. Outras informações no telefone (47) 3255 6840. 

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp