PLANTÃO

Horário estendido nos CEIs é abordado por Marcos Deichmann

O vereador atentou para a responsabilidade dos pais e questionou a necessidade de atendimento em determinados casos
por Assessoria de Imprensa da Câmara de Brusque 21/02/2019 às 18:27 Atualizado em 22/02/2019 às 05:41
Divulgação

Em pronunciamento realizado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19 de fevereiro, o vereador Marcos Deichmann (Patriota) abordou os horários de funcionamento dos Centros de Educação Infantil (CEIs) no município. “Hoje, [os pais] exigem a necessidade de um horário mais avançado nas creches, mas não se coloca a dificuldade que as escolas têm em relação a isso”, iniciou o parlamentar.

Ao citar exemplos, Deichmann questionou a irresponsabilidade de uma parcela de pais. “Eu acompanho as escolas onde meus filhos estudam. Tivemos reuniões no início do ano letivo, onde informaram os horários estabelecidos e poucas pessoas vieram reivindicar o estendido. ”

O vereador levantou a hipótese de oferta de vagas prioritárias nas CEIs, para pais que, comprovadamente, trabalhem e necessitem do referido serviço para os filhos. A proposta, segundo Deichmann, seria inviável, levando em conta que a legislação estabelece que a vaga é direcionada estritamente ao aluno. “No começo deste ano, foram inscritas cerca de 700 e compareceram apenas 300”, afirmou.

“Há casos em que crianças ficaram doentes e os pais não atenderam ao contato da creche. Como fica a responsabilidade? ”, indagou. “Não sou contra a reivindicação para o horário estendido. Desde que seja para realmente atender as necessidades, não a caprichos, para que o setor público arque com as consequências”, disse.

Contribuições

Em aparte, Jean Pirola (PP) citou o caso de uma creche onde, depois da mudança de horário proposta pela Prefeitura, pais estariam deixando filhos no plantão sem a real necessidade. “Liberou para um, todos se aproveitam da situação”, comentou.

Paulinho Sestrem (PRP) reforçou a necessidade de diálogo entre as famílias e a Secretaria de Educação. “Gostaria que a comissão de pais que esteve na Câmara tivesse uma conversa com a secretária. Também é importante que haja um canal para que os abusos possam ser denunciados e fiscalizados”, disse em aparte.

O líder do governo, Alessandro Simas (PSD), também em aparte, reforçou a necessidade de que ambos os responsáveis apresentem comprovação referente ao trabalho e imprescindibilidade do horário estendido.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp