ADMINISTRAÇÃO

Hospital Azambuja capacita líderes para melhor gestão

Colaboradores participaram de curso durante sete encontros, com foco na liderança e coach
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 16/09/2019 às 05:45 Atualizado em 16/09/2019 às 05:46
Divulgação

Quais as necessidades de um líder entender a sua equipe e as limitações da mesma, como lidar com a inteligência emocional no dia a dia, como agir com a equipe para ser um líder incentivador e não impositor, e como melhorar a comunicação para que haja melhor entendimento em equipe e melhores resultados. Essas foram algumas das questões abordadas durante o ‘Curso de Liderança Coach’, realizado pelo Hospital Azambuja para seus colaboradores, em especial líderes de setor.

O curso iniciou no dia 2 de agosto e teve sete encontros consecutivos. Na sexta-feira, 13 de setembro, foi realizado o encerramento da capacitação, que contou com a participação de 40 colaboradores do hospital, desde enfermeiros, coordenadores e gestores de diversas áreas da instituição. 

Foco

De acordo com a gestora de Recursos Humanos do hospital, Juliane Berti Tagliari o objetivo do curso foi trazer um novo olhar em relação a liderança e coach. Assim, ao longo dos encontros, os colaboradores puderem conhecer conteúdos sobre os estilos de liderança, o papel do líder no futuro, as competências de um líder, além de outros temas, como inteligência emocional, técnicas de coach, como desenvolver uma equipe dentro do coach, feed back, delegação, e avaliação de desempenho. “Foram muitas temáticas trabalhadas, para eles desenvolverem melhor as lideranças, e de forma mais atual, voltada para o líder do futuro, da geração 4.0”, detalha Juliane.

No encerramento do curso, os colaboradores, divididos em grupos, apresentaram algumas dinâmicas, conforme os temas abordados ao longo da capacitação, o que reforçou e agregou ainda mais o conhecimento compartilhado. “Foi gratificante poder compartilhar esse conhecimento com as equipes e, ao mesmo tempo, um desafio, pois trabalhamos com várias gerações distintas de colaboradores, em uma entidade que tem uma cultura de muitos anos. Tivemos quebra de paradigmas, vimos o envolvimento dos participantes e também percebemos a evolução em algum deles nesse período de aprendizado, o que foi muito positivo”, completa a gestora.

Continuidade

Esta foi a primeira capacitação, entretanto as expectativas da instituição são de continuidade para a obtenção de melhores resultados. “O hospital tem esse olhar e quer essa inovação, em formar novos líderes, e fortalecer a parte de recursos humanos dentro da entidade, implantando novas ações e processos. E o curso de liderança foi uma necessidade, já que os líderes, em especial, têm um papel fundamental nas equipes que coordenam”, complementa Juliane.

O curso fez parte do planejamento da instituição de saúde, em implantar e aprimorar a gestão de pessoas. De acordo com o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza desde 2018 o hospital iniciou o pensamento voltado para a área, já que além de infraestrutura também é necessário se investir nas pessoas. “É um trabalho que precisa ser feito de forma constante, a curto, médio e longo prazo. Temos inclusive o Núcleo de Educação Permanente, pois não podemos perder essa continuidade, em manter a qualidade de atendimento, desde a enfermagem, até a área de higienização, por exemplo, assim como os próprios médicos, que são prestadores do hospital”, acrescenta. 

Avaliação positiva

Entre os que participaram da capacitação estava a coordenadora do Centro de Imagens do hospital, Tatiana Ribeiro dos Santos. Há um ano atuando na instituição, ela acredita que o curso foi 100% válido. “Tivemos um aprendizado muito bom e muitos assuntos abordados aqui contribuíram para o meu trabalho de conclusão de pós-graduação. Tudo que aprendíamos aqui nas sextas-feiras tentávamos colocar em prática já na semana seguinte e foi gratificante aprender de forma simples, e com outro olhar, assuntos que fazem parte do nosso dia a dia”, comentou.

Da mesma forma, o supervisor técnico do mesmo setor, Thiago Menezes Osório, que há cinco anos atua no hospital, percebeu a diferença em sua rotina de trabalho, após as informações compartilhadas no curso. “Foi um aprendizado incrível e é sempre bom revermos alguns temas para a prática diária. Lidero uma equipe de 22 técnicos, considero como 22 famílias, já que exige logística, 24h por dia, para que eles trabalhem também de forma motivada. E esse curso só contribuiu para evoluirmos e melhorarmos pessoalmente e profissionalmente”, avaliou.

A analista financeira, Aline Gheno Rigol também percebeu a diferença após a capacitação. “Passamos a perceber as nossas atitudes no dia a dia, e de forma diferente. Estamos em constante processo de evolução e isso veio para agregar nosso conhecimento e nosso desenvolvimento profissional. A instituição está crescendo e quer que a gente cresça com ela, que estejamos preparados para um novo hospital que está por vir, o que é fantástico”, acrescentou.  

Ao final do curso, os colaboradores que participaram de quatro ou mais encontros receberam certificados.

Assuntos: Saúde

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