Geral

III Fórum de Transparência e Gestão Compartilhada ocorre no próximo dia 17

Evento organizado pela Controladoria Municipal busca aproximar o cidadão da administração pública
por Secom/ Brusque 12/08/2022 às 15:57 Atualizado em 12/08/2022 às 15:58
Secom/ Brusque

Com o tema Educação sob Perspectiva, a Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Municipal, promove na próxima quarta-feira (17), a partir das 19 horas, no auditório da Uniasselvi, o III Fórum de Transparência e Gestão Compartilhada. 

Nesta terceira edição, o evento vai ter como orador o Conselheiro Substituto Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Gerson dos Santos Sicca, que vai compartilhar informações sobre “Iniciativas de Transparência do Tribunal de Contas de Santa Catarina frente aos desafios da educação”. 

O Fórum de Transparência e Gestão Compartilhada tem por objetivo aproximar o cidadão da administração pública. “Desta forma, procura desenvolver a transparência, permite que a sociedade expresse sua opinião, possa compreender e participar ativamente das atividades que difundam e envolvam os cidadãos, desde os vizinhos da rua e do bairro até atingir a toda a comunidade brusquense”, ressalta o Controlador Municipal, Daniel Felício. 

Daniel Felício conta que no I Fórum da Transparência e Gestão Compartilhada, que ocorreu em 2018, foram abordados aspectos contribuintes para um envolvimento efetivo do cidadão no acompanhamento da administração pública no âmbito municipal, esclarecendo dúvidas de ordens sociais quanto à transparência na aplicação dos recursos públicos. O evento abordou temas importantes dos diversos órgãos de controle internos e externos, contando com a parceria do Observatório Social de Brusque.

“Já a segunda edição, o Fórum contribuiu um pouco mais para a participação social e formação da consciência cidadã, incentivando, ainda, a sociedade organizada a compreender o seu papel no exercício da transparência e do acesso à informação, por meio de uma gestão compartilhada e transparente, formando uma sociedade mais participativa”, acrescenta o Controlador Municipal.

Para ele, o evento tem grande relevância, visto que “é fundamental entender que da mesma forma que administração pública está para o atendimento da comunidade, a transparência está para a administração pública com seus administrados (população). A  transparência é o mecanismo que a sociedade possui à disposição para ter conhecimento das contas públicas e das ações governamentais transformadas em políticas públicas”, pondera.

O III Fórum de Transparência e Gestão Compartilhada está aberto à participação de todos os cidadãos. No entanto, face à limitação de capacidade de público no local, a recomendação é de que os interessados garantam a sua vaga preenchendo o formulário digital do evento, disponível no link https://forms.gle/bqtXr64BufYbNi5U7. “Nossa expectativa é de que a população apoie, participe, conheça e descubra o mundo da transparência”, finaliza Daniel Felício.

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp