PREVISÃO DO TEMPO
Início de semana com aquecimento e formação de pancadas mal distribuídas
O tempo muda nesta terça-feira, 16 de abril, com a passagem de uma frente fria por Santa Catarina
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 15/04/2019 às 06:27 Atualizado em 15/04/2019 às 09:45

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEGUNDA-FEIRA 15/04/2019

Uma massa de ar quente favorece tempo firme pela manha com presença de sol, intercalando com momentos de céu encoberto. Ao longo da tarde e turno da noite, o maior aquecimento diurno aliado à convecção e o aprofundamento de um sistema de baixa pressão (cavado em superfície) proporciona aumento gradativo da nebulosidade com eventuais pancadas de chuva de forma rápida e isolada (trovoadas isoladas) em alguns pontos mal distribuídos do estado catarinense. Entre o Litoral e Vale do Itajaí, sol com aumento de nuvens e com possibilidade de chuvas ocasionais isoladas entre a tarde e noite sobretudo no Sul do estado devido a influência de uma frente fria sobre o oceano. Muitas áreas passam sem chuva (tempo seco). Mínimas ao longo da madrugada e manha oscilando entre 14 a 18ºC sendo que no topo da Serra os termômetros variam entre 11 a 13ºC. Máximas entre 28 a 30ºC na maioria das cidades catarinenses podendo atingir até 32ºC no Litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste. Vento soprando de nordeste a norte passando para o quadrante sul a sudeste, entre o Oeste ao Planalto Sul fraco a moderado com rajadas de 15 a 35 km/h. Já na Faixa Litorânea, ventos de sul a sudeste com rajadas acima de 50 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Terça-feira (16/04): Aumento de nuvens pela manha com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul sobretudo nas áreas que fazem divisa com o RS devido a propagação de algumas áreas de instabilidades reforçadas pelo avanço de uma frente fria. No decorrer da tarde e noite as nuvens carregadas se espalham para as demais regiões do Planalto Norte, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí onde ocorrem episódios de chuva com eventuais descargas elétricas (raios). Risco de temporal bem isolado. Temperatura amena em todas as regiões com mínimas entre 14 a 18ºC do Oeste a Serra e de 20 a 23ºC no Litoral. Máximas entre 18 a 23ºC entre os municípios de Chapecó até São Joaquim. Já de Criciúma, Florianópolis e Joinville, máximas oscilando entre 23 a 26ºC. Vento de sul a sudeste fraco a moderado com rajadas de 50 a 70 km/h.

Tendência do Tempo (Resumo) – Quarta-feira (17/04): Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) inibe a formação de nuvens carregadas favorecendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC. Faz frio durante o amanhecer sobretudo entre o Oeste e Planalto Sul. Chance de geada isolada no topo da Serra Catarinense.  Os termômetros sobem rapidamente fazendo calor a tarde.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados