6ª EDIÇÃO

Justiça do Trabalho volta a promover Mutirão de Conciliações

Semana Nacional da Conciliação busca ajudar as partes a construir um acordo capaz de trazer uma solução mais rápida e pacífica para o conflito
por Assessoria de Imprensa - Justiça do Trabalho 20/05/2022 às 05:26
Imagem: Divulgação

A partir desta segunda (23) a Justiça do Trabalho de SC realiza mais um mutirão de audiências de conciliação com empregados e patrões que têm uma disputa judicial em aberto. O objetivo da Semana Nacional da Conciliação, que vai até sexta (27), é ajudar as partes a construir um acordo capaz de trazer uma solução mais rápida e pacífica para o conflito, além de desobstruir o Judiciário. 

Serão mais de 1.500 audiências em todo o estado, conduzidas por videoconferência ou de forma presencial nas 60 varas do Trabalho e nos 14 Centros de Conciliação  (Cejuscs) - um deles situado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12). "A conciliação é a melhor forma de solução do processo, pois as próprias partes participam da decisão sobre a demanda, chegando a um consenso livre e responsável", destaca a juíza auxiliar da Presidência do TRT-12,  Ângela Konrath. 

Esta será a sexta edição do evento, que é coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em Santa Catarina, as cinco edições anteriores conseguiram promover 16 mil audiências e 5 mil acordos, arrecadando um total de R$ 184 milhões. Em 2021, a Semana não foi realizada em razão dos protocolos adotados pela Justiça do Trabalho para controlar a pandemia de covid-19. Em 2020, foi promovida em novembro, junto com a Semana da Execução.

Abertura em São José

A cerimônia de abertura será realizada no Cejusc de São José (SC), às 10h, com a participação da vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Dora Maria da Costa, e do presidente do TRT-12, desembargador José Ernesto Manzi. O evento será transmitido ao vivo pelos canais do Tribunal Superior do Trabalho e do TRT-12 no Youtube.   Este ano a campanha adotou o slogan “Conciliar para Recomeçar”, destacando que o retorno gradual às atividades presenciais após a pandemia pode servir como um momento de renovação e de superação de conflitos. 

Quer conciliar?

A conciliação pode ser requerida a qualquer tempo pelas partes ou seus advogados por meio de formulário disponível no site do TRT-12, ou diretamente nas secretarias das 60 Varas do Trabalho espalhadas pelo estado.

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp