Kohler & Cia e Kohmatex capacitam colaboradores através de coaching
Estar preparado para o futuro não é tarefa fácil. É necessário investir em tecnologia, serviços e sistemas que melhorem a produção e, consequentemente o desenvolvimento das empresas para cada vez mais fazer a diferença no mercado. Entretanto, capacitar colaboradores e equipes também é tarefa fundamental para esse processo de evolução e crescimento. Pensando nesse aspecto, as empresas Kohler & Cia e Kohmatex promoveram para cerca de 35 colaboradores uma capacitação especial, em parceria com a empresa Results Assessoria em Desenvolvimento Profissional e Organizacional.
O objetivo do curso é desenvolver atividades de melhorias para as duas empresas do grupo, envolvendo uma pesquisa de clima organizacional e desenvolvimento de líderes, de diversas áreas.
A capacitação, que iniciou no mês de junho, está sendo realizada tanto de forma coletiva como individual. Em grupo, os colaboradores passaram a receber orientações com temas específicos, com foco no autoconhecimento, desenvolvimento de líderes, ampliação da visão de cenário e, consequentemente, aumento do desempenho profissional. Já na etapa individual foi trabalhada a necessidade de cada líder, na busca de melhorias para a suas equipes.
Comunicação essencial
Na sexta-feira, 12 de julho, foi realizada mais uma etapa da capacitação em grupo, que reuniu nove líderes, de diferentes setores das empresas, ministrada pelo especialista, Heron Osmar Colzani, da Results Assessoria, que trouxe como temática o coaching aplicado a lideranças.
Este foi o terceiro encontro dos oito que estão previstos, que irão abordar assuntos como trabalho em equipe, formas e estratégias de comunicação – como fazer a outra pessoa entender melhor os líderes e como compartilhar o poder de autoridade. Outro tema que será trabalhado em grupo é o feedback, verbal ou não verbal, estratégias de feedback, além de algumas palavras da programação neurolinguística que ajudam os líderes a lapidar a comunicação organizacional. “Partimos do pressuposto que o líder não consegue exercer seu papel se ele não se liderar primeiro. Por exemplo, se ele cobra da equipe organização e ele não tem um comportamento de organização, não é possível exigir do grupo. Dentro das temáticas o feedback é um dos mais importantes, à medida que, se ele for feito de forma correta, com as técnicas adequadas, é possível fazer um feedback corretivo sem que a outra pessoa da equipe se sinta ofendida, e fazer o feedback apreciativo, sem que a pessoa se sinta bajulada, buscando sempre o equilíbrio”, comenta Colzani.
O trabalho está sendo desenvolvido nas empresas até novembro de 2019 e as expectativas são de que os líderes possam colocar em prática a aprendizagem, gerando resultados positivos. “Um dos maiores problemas do mundo é a comunicação, ou a falta dela. E quanto mais estratégias temos para nos comunicar melhor fica a cultura organizacional das empresas”, completa o profissional.
Momento especial
Para a analista de RH, Edina Aparecida Marques, poder oferecer aos colaboradores um momento da análise e reflexão é fundamental para o progresso. “A empresa está celebrando seus 70 anos, então poder oferecer aos colaboradores esse momento de capacitação e reflexão, em prol da melhoria das equipes e da empresa, é essencial para o futuro. É um aprendizado muito importante, já estamos tendo resultados positivos e temos certeza que vamos colher bons frutos”, avalia.
Da mesma forma a supervisora de estamparia digital, Beatriz de Souza Schweigert, acredita que a proposta só contribui para melhorar a comunicação das empresas, gerando melhores resultados. “O coaching vem ao encontro disso, em saber gerenciar pessoas com uma harmonia entre os setores, a comunicação, o diálogo, e o profissionalismo. Essa busca de novas metodologias é algo contínuo e nada melhor do que fazer isso nas comemorações dos 70 anos da empresa, já que os aprendizados são para a vida profissional, mas para a pessoal também”, considera a colaboradora que participa das capacitações.
Imagem: Taiana Eberle/Ideia Comunicação