METEOROLOGIA

Massa de ar frio proporciona tempo firme e ensolarado

O ingresso de uma forte massa de ar frio de origem polar no sul do Brasil proporciona acentuada queda na temperatura em Santa Catarina
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 08/04/2020 às 08:10 Atualizado em 08/04/2020 às 08:11

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

QUARTA-FEIRA (08/04): Uma intensa massa de ar frio (alta pressão de origem polar) proporciona tempo firme e ensolarado na maioria parte do estado de SC. Nevoeiros isolados no amanhecer limpando gradualmente. Formação de geada entre a madrugada e início do dia nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Serra. Faz frio com mínimas entre 2/5ºC entre o Oeste ao Meio Oeste (podendo até atingir marcas próximas de 0ºC na região Ponte Serrada), 0/3ºC na Serra (região de Lages), -4 a -1ºC no Topo da Serra com geada forte (região de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim e Urubici) e 7/10ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Queda acentuada da temperatura ao longo da noite. Máximas variando entre 19/21°C no Extremo Oeste, 17 a 20ºC no Oeste e 23 a 26ºC em pontos do Litoral Norte, Planalto Norte e Baixo Vale do Itajaí. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade de 15 a 35 km/h do Oeste a Serra. Rajadas de 30 a 50 km/h no Litoral.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

QUINTA-FEIRA (09/04): O ar frio e seco e que cobre o estado catarinense (alta pressão de origem polar), bloqueia a formação de nuvens carregadas provendo tempo estável e ensolarado o dia todo com poucas variações de nuvens. Nevoeiros isolados no amanhecer limpando gradualmente. Formação de geada entre a madrugada e início do dia entre o Oeste, Meio Oeste e Serra. Faz frio com mínimas entre 3/6ºC entre o Oeste ao Meio Oeste (podendo até atingir marcas próximas de 0ºC nas redondezas de Ponte Serrada), 0/3ºC na Serra, -3 a -0ºC no Topo da Serra com geada forte e 7/10ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Máximas variando entre 20/23°C no Extremo Oeste, 18 a 21ºC no Oeste e 24 a 27ºC em pontos do Litoral Norte, Planalto Norte e Baixo Vale do Itajaí. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade de 15 a 35 km/h do Oeste a Serra

AVISO ESPECIAL

? O INGRESSO DE UMA FORTE MASSA DE AR FRIO DE ORIGEM POLAR NO SUL DO BRASIL, PROPORCIONA ACENTUADA QUEDA DA TEMPERATURA EM SC.

?NOS DIAS 8, 9 E 10 O FRIO SERÁ FORTE PARA ÉPOCA DO ANO COM MÍNIMAS ENTRE -4/-1°C EM ALGUNS PONTOS DO TOPO DA SERRA. CHANCE PEQUENA DE MARCAS NEGATIVAS OU BEM PRÓXIMAS DE 0°C EM ÁREAS DO CENTRO, CAMPOS DE PALMAS, ALTO VALE DO RIO DO PEIXE E OESTE DO P.NORTE. MARCAS EXPRESSIVAS OU ATÉ HISTÓRICAS PODEM SER REGISTRADAS NA PRÓXIMA SEMANA ENTRE 8 A 11.

? GEADA DE INTENSIDADE MODERADA A FORTE NAS BAIXADAS E FUNDOS DE VALES, ENTRE 8 A 10 DE ABRIL NAS ÁREAS ACIMA DOS 900/1100 m DO OESTE, MEIO OESTE, CENTRO E PLANALTO SUL. FRACA E ISOLADA NOS TOPOS. GEADA FRACA E ISOLADA NAS BAIXADAS DO EXTREMO OESTE, OESTE, CENTRO E OESTE DO PLANALTO NORTE ACIMA DOS 600/800 m E ISOLADAMENTE NO TOPO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS.

?PREJUÍZOS NAS LAVOURAS DE FEIJÃO, MILHO E SOJA BEM TARDIOS. TAMBÉM COM PREJUÍZO NAS PASTAGENS DE VERÃO E HORTAS COMERCIAIS.

?PROSSEGUE A ESTIAGEM MESMO COM A PASSAGEM DA FRENTE FRIA. TEREMOS DIAS DE INVERNO EM PLENO COMEÇO DE OUTONO EM SC! É MUITO RARO TER FRIO DESTE PORTE NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL.

Obs: Condições climáticas (amplitude térmica com amanhecer frio e tarde agradável a quente) propícia a resfriados e gripes. Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades e fique em casa. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.


PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

? Condições favoráveis para qualquer atividade ao ar livre seja na cidade ou campo. Ocupar o tempo para fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue. Pequeno risco de garoa pela  manhã no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí.

? Nas áreas de lavoura de feijão (especialmente do Oeste, Planaltos e partes altas do Vale do Itajaí e Grande Fpolis) as madrugadas frias e com muito orvalho são favoráveis a ocorrência da antracnose, requeima na batata e outras culturas da mesma família. Feijão tardio que estiver em flor sofrerá com o frio dos próximos dias podendo abortar a flor.

?Geada em baixadas e vales do Topo da Serra no fim da noite.

?A seca vem afetando muito nas culturas fora de época (confirmando o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro).

? Bom para semeadura de pasto de inverno.

?Os efeitos da estiagem continuam e se intensificam.

? Na fruticultura, região da Serra com boas condições para colheita e eventuais tratamentos (a água pode limitar, pela falta).

Assim como poda. Frio incomoda durante a madrugada e manhã. Retirar a água das turbinas e outras máquinas agrícolas no Topo da Serra com risco de congelamento e danos em áreas de vales e baixadas da região (mínimas entre -1/-4°C).

? Economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado.

? Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e verão.

?ECONOMIZAR ÁGUA!

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp