PREVISÃO DO TEMPO

Massa de ar seco e frio sobre o estado

Mais nuvens com garoa isolada entre Centro ao Planalto Sul entre a madrugada e início da manhã melhorando com sol e algumas nuvens
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 03/04/2020 às 07:55 Atualizado em 03/04/2020 às 07:57

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

SEXTA-FEIRA (03/04): A frente fria se afasta e da espaço a uma massa de ar seco e frio (alta pressão atmosférica) proporcionando tempo firme e ensolarado na maior parte de SC. Mais nuvens com garoa isolada entre Centro ao Planalto Sul entre a madrugada e início da manhã melhorando com sol e algumas nuvens. No Oeste, Meio Oeste incluindo o Litoral e Vale do Itajaí, sol e tempo firme na maior parte do dia. Nevoeiros entre a madrugada e início da manhã. No final da tarde e noite, aumento da nebulosidade com chuva/garoa ocasional no Litoral e Serra. Faz frio com mínimas entre 7/10ºC entre o Oeste e Serra e 11/14ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Geada isolada no topo da Serra catarinense com mínimas de 1/4ºC. Queda acentuada da temperatura a noite. Máximas baixas do Oeste a Serra, variando entre 16/20ºC. Máximas variando entre 27/30°C na região de Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville. Vento a sudoeste a sudeste com rajadas de 50/80 km/h no Litoral e alguns pontos do Topo da Serra.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

SÁBADO (04/04): Uma massa de ar seco e frio (alta pressão) inibe a formação de nuvens carregadas proporcionando tempo firme e ensolarado na maioria parte do estado de SC. Formação de geada no Topo da Serra durante a madrugada e amanhecer. Nevoeiros entre a madrugada e início da manhã. Faz frio com mínimas entre 7/10ºC entre o Oeste ao Meio Oeste, 4/7ºC na Serra e 10/13ºC no Litoral e Vale do Itajaí. Mínimas entre -1/2°C (região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema) com formação de geada no amanhecer. Máximas variando entre 25/28°C no Extremo Oeste, pontos do Litoral e Baixo Vale do Itajaí. Queda acentuada da temperatura a noite com mínimas na marca dos 4 a 7ºC na Serra. Máximas baixas do Oeste a Serra, variando entre 16 a 20ºC. Máximas variando entre 27/30°C na região de Jaraguá do Sul, Blumenau e Joinville. Vento a sudoeste a sudeste com rajadas de 50 a 70 km/h no Litoral.

Obs: Condições climáticas (amplitude térmica com amanhecer frio e tarde agradável a quente) propícia a resfriados e gripes. Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades e fique em casa. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.

PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

?Maior parte de SC tende a ser aproveitável para as atividades ao ar livre em geral, especialmente do fim da manhã em diante. Pequeno risco para as de longa duração entre a Serra e o Sul (chance de alguma chuva/garoa rápida e isolada caso ocorra). Para tratamentos em lavouras e pomares o vento oeste/sudoeste a sul atrapalha com rajadas fortes (pontuais entre 40/60 km). Melhor no sábado.

? Nas áreas de lavoura de feijão (especialmente do Oeste, Planaltos e partes altas do Vale do Itajaí e Grande Fpolis) as madrugadas frias e com muito orvalho serão favoráveis à ocorrência da antracnose, requeima na batata e outras culturas da mesma família nos próximos dias. Feijão que estiver em flor sofrerá com o frio dos próximos dias podendo abortar a flor. A seca vem afetando muito nas culturas fora de época (confirmando o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro).

? Bom para semeadura de pasto de inverno.

?Os efeitos da estiagem continuam e intensificam apesar da passagem da frente fria.

? Na fruticultura, região da Serra e Sul boas condições para colheita e com restrição a eventuais tratamentos (a água pode

limitar, pela falta) devido ao vento. O frio incomodará no topo da Serra (tarde bem fria) nos trabalhos em pomares.

? Economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado.

? Ruim para navegação, mar muito agitado e ressaca nas praias de mar grosso. Cuidado com os barcos a beira mar nas praias  de mar grosso. Rajadas acima dos 70/90 km no alto mar. Ondas altas no alto mar, acima dos 4 m.

? Se conseguir irrigar os pomares, especialmente maçã, seria aconselhável pois está em fase crítica para “preparar” a produção da próxima safra (março e abril).

? Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e verão.

?ECONOMIZAR ÁGUA!

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp