COMUNIDADE

Moradores mostram preocupação com reservatório na Souza Cruz

Defesa Civil fiscalizou o local após ser acionada por vizinhos que também encaminharam informações ao Ministério Público de Santa Catarina
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 27/01/2020 às 11:43 Atualizado em 27/01/2020 às 11:55
Rafael Imhof

Na manhã desta segunda-feira (27/1) um grupo de moradores da Souza Cruz relatou à imprensa sua preocupação com relação ao reservatório do Samae instalado no final da Rua dos Xaxins. A comunidade questiona se a estrutura é segura mediante o peso que terá após cheia. 

A Defesa Civil esteve no local realizando vistoria após solicitação da comunidade. O vereador Jean Daniel dos Santos Pirola e a imprensa também foram convidados. Aguardava-se também por algum representante do SAMAE e da FUNDEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente). Porém, até o momento em que a imprensa esteve no local nenhum dos órgãos compareceu.

MURO DANIFICADO

A preocupação iniciou com as chuvas registradas em meados de janeiro quando um dos vizinhos ao reservatório teve o muro danificado. O vídeo no qual o morador relata o problema foi visualizado por milhares de pessoas e já contou com centenas de compartilhamentos. Pedro Paulo Angioletti mostra preocupação com a estrutura da obra e questiona as condições em que foram realizadas a construção.

Por sua vez, à época o SAMAE alegou que o trabalho foi realizado por uma equipe terceirizada e que o muro cedeu por conta do acúmulo d’água causado pelo temporal da sexta-feira (17/1), não tendo ligação com o reservatório.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Os questionamentos da comunidade e sua preocupação chegaram ao conhecimento do MP/SC através de reclamação assinada por Gerson Antonio Khnihs. A notícia pede apuração dos órgãos responsáveis a respeito da segurança do local.

O pedido diz que o “Samae construiu um reservatório de água com capacidade para 500 mil litros em um barracando situado no final da Rua dos Xaxins (Souza Cruz). Na encosta deste barranco estão localizadas diversas residências familiares. Que os moradores do local temem que com o enchimento do reservatório, previsto para a próxima quarta-feira (29/01/2020), ocorra o desmoronamento do barranco. Isto, porque a construção foi realizada no início do declive do barranco e já ocasionou rachaduras no muro do terreno vizinho”.

Diz ainda que a Defesa Civil foi notificada da situação, “sendo que a pessoa responsável pelo órgão lhe disse que na segunda-feira será realizada uma vistoria no local (conforme realizada), porém, que a Defesa Civil não tem ‘poder’ para embargar a obra”.

O QUE DIZ A DEFESA CIVIL

O órgão está solicitando documentação referente a construção do reservatório e deverá se manifestar em breve.

O QUE DIZ O SAMAE

Em contato com a assessoria de imprensa da autarquia, a reportagem da Rádio Araguaia foi informada que um posicionamento será dado pelo engenheiro responsável pela obra em breve. 


Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp