saúde
Mutirão contra o câncer de pele realiza centenas de atendimentos em Brusque
Casos descobertos foram imediatamente encaminhados para tratamento via SUS
por Redação 04/12/2018 às 17:44 Atualizado em 04/12/2018 às 17:47

No último sábado (1º), ocorreu em todo o país o Dia D da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.  A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que promove o Dezembro Laranja. A Secretaria de Saúde de Brusque apoiou a mobilização,  realizando o atendimento de 251 pacientes no Centro de Serviços em Saúde.

Segundo a dermatologista da rede municipal de Saúde, Ana Kris da Silva, o mutirão reuniu médicos voluntários da cidade, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Entre os atendimentos, foram diagnosticados sete casos de melanoma, o tipo mais agressivo da doença. 

45 pacientes foram detectados com carcinomas CEC/CBC, que é um câncer não-melanoma, e ainda 34 pessoas com ceratose actínica, também conhecidas como lesões pré-malignas. Os demais pacientes não apresentaram alterações dermatológicas. Todos os casos foram encaminhados a rede pública para a realização de procedimentos e exames via Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a médica, esta é a quinta edição do dia de mobilização contra o câncer da pele em Brusque e o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e ainda os dermatologistas voluntários, reforçaram o trabalho de prevenção da doença. “Foram realizadas consultas gratuitas para avaliação de lesões suspeitas e as pessoas que apresentaram alguma alteração já foram encaminhadas para o atendimento”, comenta Ana.

Dicas para se proteger contra o câncer de pele

- Não esqueça dos óculos de sol com proteção UV;

- Evite o sol entre 10h e 16h;

- Use camiseta e chapéu;

- Aplique protetor solar diariamente.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados