RECONHECIMENTO

Nilo e Florentina: 25 anos de serviço às famílias de Brusque

Casal será homenageado na X Semana Ecumênica da Família
por Assessoria de Imprensa - Comunicar Jornalismo 11/05/2022 às 10:57 Atualizado em 11/05/2022 às 10:58
Imagem: Juliane Ferreira

Quem conhece Florentina Luiza Bertotti Vicentini e Nilo Vicentini percebe o quanto são felizes e gratos pelos caminhos que percorreram juntos, nos últimos 36 anos. Caminhos estes marcados por uma história de serviço à Igreja e às famílias de Brusque. Nilo e Florentina atuam há 25 anos na Pastoral da Esperança, na Capela da Ressurreição do Cemitério Municipal Parque da Saudade e, neste ano, serão homenageados pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA durante a X Semana Ecumênica da Família de Brusque. 

Nilo é natural de Botuverá e aos 87 anos, lembra como conheceu Florentina, hoje com 86 anos. Ela, nascida em Nova Trento, veio para Brusque aos dois anos de idade e aqui cresceu junto aos pais e irmãos, sempre muito ligada à Igreja. Os dois se conheceram em meados da década de 1980, quando Nilo ficou viúvo de sua primeira esposa. “Meu pai, que morava em Brusque, conhecia a Florentina e nos apresentou. Nos conhecemos e depois de algumas conversas, percebemos que poderia dar certo”, relembra Nilo.

O casamento veio logo em seguida e deu tão certo, que depois de 36 anos, Nilo ainda olha para Florentina com o mesmo semblante de admiração e respeito que esboçou na primeira vez em que a viu. Ela, conta que foi muito bem acolhida pelos filhos de Nilo, José Natal e Júlio Cesar, a quem tem um carinho imensurável.

Muito religiosos, o casal passou a subir o morro em direção à Capela da Ressurreição depois da ordenação de Nilo como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. “Padre Rogério Groh me nomeou para atuar no Parque da Saudade, para ajudar na missa às segundas-feiras. E assim é até os dias de hoje”, conta Nilo, que auxiliava sempre acompanhado da esposa.

Tempos depois, foi o momento de Florentina ser ordenada Ministra e ambos assumiram os trabalhos de manutenção e oração na Capela. “Por um tempo, só ajudávamos às segundas-feiras, até que um dia, depois de uma missa na Igreja de São José Operário, no bairro Primeiro de Maio, Pe. Lúcio e o ex-prefeito de Brusque, Alexandre Merico, fizeram o convite para participarmos da coordenação da Pastoral da Esperança. Foi aí que começamos a cuidar da Capela, a prestar atendimento nos velórios, nas exéquias, nas missas, isso desde 1997”, enfatiza Nilo.

Ele, que trabalhou 35 anos em uma madeireira em Guabiruba, onde se aposentou, também tem uma ligação muito forte com a Igreja. Ainda menino, serviu como coroinha na cidade de Botuverá e anos mais tarde, casado com a primeira esposa e morando em Guabiruba, fez questão de servir na Igreja da comunidade do Lajeado.

Florentina atuou por 27 anos como copeira na Ford Copal e depois foi contratada pelo município para atuar na Capela da Ressurreição. Sempre muito falante, a senhora que tem flor até no nome, é presença certa em todas as celebrações realizadas no Cemitério Parque da Saudade. É ela quem faz as orações com os familiares, quem é procurada sempre que alguém solicita a presença de um padre e também é ela quem acompanha o cortejo dos parentes e amigos, até a última morada do ente querido nesta terra. 

São muitas as histórias de velórios e despedidas nesses 25 anos em que o casal se dedica à Capela da Ressurreição. Nilo e Florentina não sabem ao certo, mas acreditam que já auxiliaram em mais de 15 mil velórios, sempre com uma palavra de consolo e de fé, servindo à Igreja e a todas as famílias da cidade. “É um momento de despedida, de tristeza, não é fácil ver o desespero de tantas famílias e a gente vai lá para confortar, rezar, dar forças a eles, dizer que não se desesperem, porque o ente querido está com Deus e não tem mais sofrimento”, comenta Florentina. 

O Cemitério Municipal Parque da Saudade completou 50 anos de fundação em janeiro deste ano, sendo que metade deste período, contou com os trabalhos de Nilo e Florentina. “Nesse nosso tempo de Parque da Saudade a gente conviveu com a tristeza sim, das famílias, dos amigos, mas ao mesmo tempo sentimos muita gratidão por servir à Igreja e à comunidade, por termos conhecido tantas pessoas, por termos feito tantos amigos”, revela Nilo.

Neste ano, ao serem homenageados na X Semana Ecumênica da Família, o casal demonstra felicidade pela lembrança do GRUPIA e ressalta a importância da família na vida de todos. “A família é o fundamento do ser humano, é ali que tudo começa, a educação dos filhos, o comportamento, as lições que levarão por toda vida. Família é compromisso sério. Nós ficamos muito felizes em receber essa homenagem, em poder representar as famílias da nossa cidade”, complementa Nilo. 

Fotos: Nilo e Florentina

Crédito: Juliane Ferreira

X Semana Ecumênica da Família

A X Semana Ecumênica da Família de Brusque é organizada pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA. Com o tema ‘O Futuro da Humanidade passa pela Família” e lema ‘FAMÍLIA, Projeto e Presente de Deus!’, neste ano, os eventos que compõem a programação da X Semana Ecumênica da Família de Brusque, tiveram início no sábado, 7 de maio, com a exibição do filme “O CÉU É DE VERDADE” no Cine Gracher do Shopping e, no Domingo, santa Missa na Igreja Matriz São Luís Gonzaga e Culto na Igreja Evangélica Ágape. As atividades seguirão até o dia 21 de maio, e contarão com conferências, missas, cultos e um festival com atividades para toda família.

A abertura oficial da X Semana da Família, será realizada na sexta-feira, dia 13 de maio, em Sessão Solene na Câmara de Brusque, às 8h30. Na oportunidade, haverá a Conferência Magna proferida pelo cantor Asaph Borba e homenagem ao casal Florentina Luiza Bertotti Vicentini e Nilo Vicentini.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

12/5 – Quinta-feira

20h - Encontro de Adoração e Unidade do COPAB, com ministração de ASAPH BORBA, na Igreja IEJEM (rua Osvaldo Niebuhr, nº. 655 - Nova Brasília)

13/5 – Sexta-feira

8h30 – SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA X SEMANA DA FAMÍLIA, com Celebração oficiada pela Igreja Católica, Conselho de Pastores e Igreja Evangélica Luterana, alocuções “GRUPIA: respeito à família e defesa da vida em todas as fases”, por José Francisco dos Santos – Prof. Zezinho, Conferência Magna “FAMÍLIA, um Projeto de Deus” proferida por ASAPH BORBA e homenagem ao casal Florentina Luiza Bertotti Vicentini (DN: 03/11/1935) e Nilo Vicentini (DN: 26/06/1934) que há 25 anos servem a Deus e à comunidade brusquense através de seu trabalho na Pastoral da Esperança: o cuidado com aqueles que vivenciam o luto, na Capela da Ressurreição do Cemitério Municipal Parque da Saudade

Local: Plenário da Câmara Municipal de Brusque

12h – Almoço festivo no Moinho Vô Joanin, de Arlindo Milani

15/5 - Domingo DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

9h - Santa Missa na Igreja Matriz São Judas Tadeu (Águas Claras) 

16h - Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja

19h30 - Culto na Igreja Evangélica Calvário (Avenida Hugo Schlösser, nº. 550 - Jardim Maluche)

21/5 - (Sábado)

X FESTIVAL UMA TARDE EM FAMÍLIA

14h30min – Louvor e Celebração, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Centro, seguida de caminhada até o Centro Evangélico

16h às 18h – Teatro/fantoches, contação de história, oficinas de biscuit, bijuteria, colagem, brincadeiras, pintura facial, quadriciclo, corrida de saco, queimada, pula a corda, vôlei, futsal, cama elástica, piscina com bolinhas, mesa de ping pong, distribuição gratuita de cachorro quente, refrigerante e pipoca, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki (Avenida Monte Castelo, 25 - centro de Brusque) 

NOTA: de 7 a 21 de maio de 2022 o Grupia propõe que sejam realizadas também outras atividades alusivas à X Semana Ecumênica da Família de Brusque em órgãos públicos, escolas, entidades comunitárias, empresas, igrejas e outras organizações.

Contato: grupiabrusque@gmail.com – 47 9 9997 9581 / 47 3355 3346

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp