FUTEBOL

No Centenário, FCF destaca conquistas nacionais e Bruscão é lembrado

Campeão da Série D 2019, quadricolor ocupa um dos lugares entre os vencedores de Santa Catarina
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia FM 12/04/2024 às 09:23 Atualizado em 12/04/2024 às 10:41
Imagens: Divulgação

Nesta sexta-feira (12/4), a Federação Catarinense de Futebol comemora 100 anos de fundação. Em seu site oficial, a data foi marcada por um perfil atual da entidade e de sua trajetória (confira a íntegra aqui).

Além de enfatizar as competições em disputa e da sucessão presidencial ao longo dos anos, a entidade também lembrou dos maiores vencedores do estado e daqueles que representam Santa Catarina em âmbito nacional. Aqui, mais uma vez, destaque para o Bruscão

Atualmente, entre os clubes filiados da entidade, dez disputam alguma divisão nacional. O Criciúma será o representante de Santa Catarina na Série A do Campeonato Brasileiro. Na Série B estão Avaí, Brusque e Chapecoense. O Figueirense disputará a Série C do nacional. Já Barra FC, Concórdia e Hercílio Luz irão entrar em campo na Série D. Entre os clubes femininos, o Avaí/Kindermann está no Brasileiro A1 e o Fluminense no Brasileiro A3. Na Copa do Brasil, Criciúma e Brusque estão classificados para a terceira fase da competição.

Atualmente, o futebol catarinense ocupa a oitava colocação do Ranking Nacional das Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na categoria masculina e a sexta colocação no feminino. Outro dado relevante é que Santa Catarina conta com seis clubes formadores certificados pela CBF. O Estado é o quarto que mais possui times certificados no Brasil.

O futebol catarinense conta com inúmeras conquistas nacionais e internacionais. Fora do país, destaque para a conquista do Torneio da Malásia em 1982 pela seleção catarinense, composta por atletas de clubes de Santa Catarina. O título invicto contou com vitórias contra Senegal, Gana e Coreia do Norte, na primeira fase, e a conquista veio em cima de Gana pelo placar de 3 a 0, no dia 22 de agosto de 1982. 

Em 2016, a Chapecoense, com uma brilhante campanha, conquistou o título da Copa Sul-Americana. A delegação da equipe de Chapecó estava a caminho da final contra o Atlético Nacional, na Colômbia, quando ocorreu um triste acidente que vitimou dirigentes, atletas, integrantes da comissão técnica, membros da imprensa e tripulantes. A Conmebol confirmou o título para a Chapecoense.

Em 1995, o Figueirense ganhou o Torneio Mercosul, ao vencer o Joinville na decisão na prorrogação por 1 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Nacionalmente, foram algumas importantes conquistas do futebol catarinense. O Criciúma foi o campeão da Copa do Brasil de 1991. O Campeonato Brasileiro da Série B foi conquistado pelo Criciúma, em 2002, Joinville, em 2014, e pela Chapecoense, em 2020. O Avaí foi o campeão da Série C de 1998 e o Criciúma a de 2006. O Brusque faturou o título da Série D nacional em 2019. O Figueirense foi o campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008.

A Recopa Sul-Brasileira, que reunia os campeões das Copas Estaduais, foi disputada entre os anos de 2007 e 2010. Foram três conquistas da competição por times de Santa Catarina. O Marcílio Dias foi o vencedor de 2007, o Brusque venceu em 2008 e o Joinville faturou em 2009.

Os maiores campeões Estaduais são Avaí e Figueirense. A dupla de Florianópolis possui 18 títulos do Catarinense cada. 

Assuntos: Esporte

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp