FESTEJOS

Nova Trento inicia preparativos para a 28ª Incanto Trentino

A festa acontecerá de 04 a 07 de agostono Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro de Nova Trento
por Assessoria de Imprensa Midia Press 22/06/2022 às 12:13 Atualizado em 22/06/2022 às 13:38
Imagem: Arquivo Incanto Trentino

A Cultura Italiana presente nos costumes dos moradores de Nova Trento, mais uma vez será apresentada para todo o Estado e para visitantes que estiverem na cidade, durante a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino Italianas de Nova Trento, que é considerada a maior festa das tradições italianas em Santa Catarina. A festa que mostra todas essas tradições acontecerá de 04 a 07 de agosto deste ano, no Ginásio de Esportes Inácio Gullini, no centro da cidade. A realização da Incanto Trentino é da Associação Neotrentina de Turismo – Neotur, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. 

Para essa edição, que celebra o recomeço das festas típicas e do reencontro entre as famílias, depois de dois anos de pandemia, a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas. Para isso, estão sendo preparadas uma série de atrações.

“Estamos trazendo muitos atrativos, como diversão, boa música, mostrando o nosso vinho, a nossa ótima gastronomia, pois acreditamos que essa é uma das festas mais típicas aqui na região. Então, buscamos sempre trazer e manter a nossa cultura, a nossa tradição e o que Nova Trento tem de melhor para oferecer”, destacou a presidente da Neotur, Lilian Teresinha Spengler Dalbosco.

No dia 4 de agosto, os portões abrem às 18 horas para o público e às 20 horas ocorre a abertura oficial da 28ª Incanto Trentino, com a presença de autoridades e convidados. Durante a cerimônia haverá a tradicional sangria do primeiro barril de vinho e o tombamento da polenta. Nos dias da festa, os visitantes também poderão conhecer os mascotes da Incanto Trentino, o Luigi e a Pina, que também estarão presentes no Tradicional Desfile, que acontecerá no domingo, dia 07, às 10h e reúne famílias e amigos que mostram a alegria das tradições italianas.  

ATRAÇÕES CULTURAIS E GASTRONOMIA TÍPICA

Alegria e uma mesa repleta de pratos típicos não faltam na cultura italiana. Durante a Incanto Trentino, o visitante poderá conhecer  todas essas tradições, através das músicas interpretadas por bandas italianas e populares, das danças típicas, apresentadas pelos grupos folclóricos da cidade ou pelas competições que eram praticadas pelos primeiros colonizadores, mas que permanecem até os dias atuais entre as famílias, como estilingue, tiro ao alvo, chope e vinho em metro e muitas outras.

Além disso, outra atração da festa é a gastronomia. Haverá estandes que estarão comercializando queijos, salames e geleias fabricadas por famílias do município, bem como todas as marcas de vinhos de Nova Trento e da cervejaria da cidade.  O público terá ainda várias opções de refeições, como massas, pizzas, entre outras, com destaque para o prato típico da festa que é o Piatto Nostrano.

Segundo a proprietária da empresa Vinhos Vô Luiz, Angelita Regina Wolff Belletti, “ a expectativa deste ano está no fato de que, com nossa participação na  festa poderemos oferecer ao público local e visitantes nossa linha de produtos de uma forma mais pessoal e próxima. Apesar da Vinícola já ser conhecida na região essa proximidade com o público é muito importante tanto para Incanto Trentino quanto para nossa vinícola”. 

ESCOLHAS DA RAINHA E PRINCESAS DA 29ª INCANTO TRENTINO

A beleza italiana é representada pela Rainha e Princesas da Incanto Trentino e pela “Piccola Regina” e  Principessas,  que são as realezas mirins da festa.   Nesta 28ª edição as representantes adultas da festa são a Rainha Tanile Dalla Brida; a 1ª Princesa Bruna Maira de Freitas Lorenzi e a 2ª Princesa Maria Gabriela Dalri.

As representantes da 29ª Incanto Trentino, que acontecerá em agosto de 2023, serão escolhidas no dia 07, último dia da festa e as candidatas já estão sendo preparadas pela organização para representar a maior festa italiana do Estado. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp