CANOAS

Nove pacientes morrem em UTI após alagamento em hospital no Rio Grande do Sul

Entrada de água na unidade resultou em uma interrupção de energia, desligando os equipamentos
por Departamento de Jornalismo 05/05/2024 às 08:41
Reprodução/ Redes Sociais

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), que testemunhou as enchentes que atingiram a cidade, comunicou no sábado que a inundação da UTI do Hospital de Pronto Socorro local levou à morte de nove pacientes. Ele explicou que a entrada de água na unidade resultou em uma interrupção de energia, desligando os equipamentos. "A água invadiu, causando um colapso na UTI devido a problemas de energia. Tentamos manter os pacientes, mas não foi possível, resultando na perda de nove vidas", afirmou o prefeito durante uma ligação telefônica com o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, que compartilhou a conversa em suas redes sociais.

Pimenta chegou ao estado no sábado, enquanto no domingo está prevista a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma segunda visita em menos de uma semana.

De acordo com informações da prefeitura de Canoas, o hospital foi evacuado pela manhã e os pacientes foram transferidos. A orientação é que os moradores busquem atendimento médico no Gracinha, uma unidade universitária local.

Na manhã do sábado, o governador Eduardo Leite (PSDB) detalhou a situação em Canoas, mencionando que os alagamentos afetaram os geradores do hospital: "Estamos comprometidos em fornecer todo o suporte às comunidades. A quantidade de água é enorme. Priorizem a segurança. Estamos enfrentando um momento histórico, triste e dramático", disse o governador.

Canoas é a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, com 357,7 mil habitantes, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Caxias do Sul.

Até o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 18h deste sábado, foram confirmadas 55 mortes devido às enchentes, que já afetaram 317 dos 497 municípios do estado.

Assuntos: Segurança

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp