Geral

Novo traje da Realeza da Festa da Integração é produzido em parceria com a UNIFEBE

?Croquis foram apresentados aos responsáveis pelo evento
por UNIFIBE 12/05/2022 às 15:34 Atualizado em 12/05/2022 às 15:46

Em cada detalhe um traço que remete à integração cultural do município. Assim são os trajes criados pelo curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) para a realeza da Festa da Integração.

Os desenhos dos vestidos foram apresentados pelas acadêmicas e professoras do curso no dia 4, ao secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Andrei Muller, ao assessor de Cultura, Elivelton Reichert, à segunda dama de Guabiruba, Bruna Zanella, ao filho do prefeito do município, Gustavo Zirke, à reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura- PROPPEX UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

O desenvolvimento

A criação do traje da Rainha, 1ª e 2ª Princesas foi viabilizada por meio da parceria firmada entre a UNIFEBE e a Prefeitura de Guabiruba em fevereiro, quando o curso de Design de Moda já iniciou o processo de pesquisa.

Para criar os vestidos, as professoras e acadêmicas pesquisaram referências históricas e culturais do município, que este ano comemora 60 anos de emancipação política e administrativa.

Todo o processo de criação e desenvolvimento dos desenhos foi embasado na pesquisa étnica e cultural do município, desde a escolha da cartela de cores, dos tecidos, até a finalização dos croquis e da ficha técnica para a confecção dos trajes.

"Ficamos encantados e maravilhados com a apresentação dos trajes da realeza. Os vestidos foram pensados especialmente para condizer com todo o evento que estamos preparando para celebrar este marco tão importante que são os 60 anos do município", revela Andrei Muller, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba.

Experiência além da sala de aula

Victoria Pires foi uma das acadêmicas que trabalhou voluntariamente no projeto de criação dos trajes da realeza. Para ela, o projeto foi enriquecedor para a sua formação profissional. "Como ainda sou da terceira fase, ainda não tinha me envolvido em um projeto grande que tivesse todas as etapas, desde a pesquisa, criação, desenvolvimento e confecção. Foi incrível conhecer a história do município e poder traduzir essa integração cultural de Guabiruba em cada detalhe dos vestidos", enaltece Victoria.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, que também acompanhou a entrega oficial dos croquis, parabenizou a todos pelo resultado. "Os trajes ficaram maravilhosos e conseguiram retratar com muita propriedade a essência da beleza e da cultura da gente Guabirubense. Tenho a certeza de que as pessoas olharão para os trajes e se apropriarão, se empoderarão. Afinal de contas, com muito talento, nossas acadêmicas conseguiram usar a técnica, a ciência e a pesquisa e transformar todas as características do município no produto que a cidade buscava", conclui Rosemari.

Além do desenho dos trajes, a UNIFEBE também ofertou gratuitamente um curso de oratória às candidatas à realeza. Agora, a Prefeitura de Guabiruba providenciará a confecção dos trajes que serão utilizados na 7ª edição da Festa da Integração do município.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp