E-commerce

Núcleo da Associação Empresarial recebe Superintendente dos Correios

Representantes dos Correios em Santa Catarina, participaram de reunião do Núcleo de E-commerce, na manhã de quarta-feira, 28 de novembro
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 30/11/2018 às 07:10
Ana Roberta Venturelli

Integrantes do Núcleo de E-commerce da ACIBr e empresas convidadas estiveram reunidos com representantes dos Correios em Santa Catarina, na manhã de quarta-feira, 28 de novembro, na Associação Empresarial de Brusque.

O superintendente estadual de Operações dos Correios Marciano da Silva Vieira, o gerente de Distribuição e Coleta Sandro Oliveira da Costa, o gerente regional de Vendas Moacir Aguiar e a gerente da AGF Beira Rio, de Brusque, Eunice Francisco Furtado, conversaram a respeito das atividades desenvolvidas pelos Correios e esclareceram dúvidas dos empresários presentes.

A coordenadora do Núcleo de E-commerce da ACIBr, Michele Curbani, explicou que o objetivo da reunião, além de possibilitar o estreitamento da relação com os Correios, era conversar a respeito dos serviços prestados e solicitar melhorias em torno do transporte e entrega de cargas. “Faz uns seis meses que estamos debatendo sobre a logística de entregas, já conversamos com transportadoras e tínhamos também a necessidade de debater com os Correios, algumas soluções a fim de evitar o desrespeito a prazos, danos e extravios de cargas”, declarou Michele, agradecendo a vinda dos representantes da estatal.

Inicialmente, o superintendente estadual dos Correios, Marciano da Silva Vieira apresentou estatísticas em torno das entregas realizadas em Santa Catarina. “Atualmente, em nosso estado, o IEP – Índice de Entrega no Prazo, está acima da meta nacional, passando de 99% de efetividade. Em 2017 houve uma reestruturação nos Correios, focada na operação e qualidade e desde então, vivemos uma nova fase. Os números demonstram que estamos melhorando e que em 2019, estaremos oferecendo um serviço ainda melhor. A filosofia do nosso trabalho está voltada para a qualidade. Sabemos que o segmento de encomendas, por exemplo, é concorrencial e se não fizermos um bom serviço, nossos clientes irão procurar outra empresa. Portanto, para que os Correios se mantenha vivo, precisamos garantir a qualidade”, destacou o convidado.

Marciano descreveu que diariamente, os Correios em Santa Catarina, entregam aproximadamente 60 mil encomendas, e mais de 800 mil correspondências. “Nossa demanda gira em torno de 850 mil a um milhão de objetos por dia. Nossa qualidade operacional é de 99,66%, ou seja, a cada 100 objetos encaminhados, acima de 99 são distribuídos dentro do prazo contratado, o que é um número muito bom”, completou o superintendente.

Reivindicações

Os integrantes do Núcleo concordaram com Marciano quanto à efetividade dos serviços prestados em Santa Catarina, mas reclamaram por não receber o mesmo atendimento em outros estados do país. Outra observação foi em relação ao canal de atendimento disponibilizado pelos Correios, para registro de ocorrências. Hoje, os clientes precisam fazer contato telefônico através do 0800 e foi sugerido que seja colocado à disposição um aplicativo que possa ser acessado de maneira mais ágil, pelo celular ou computador. Os empresários debateram ainda sobre os valores praticados pela estatal e questionaram a possibilidade de as empresas vinculadas ao Núcleo de E-commerce terem acesso a uma tabela diferenciada de preços.

Marciano explicou que não é possível fazer uma negociação coletiva e aplicar um valor menor para os integrantes do Núcleo, pois apesar de os Correios se tratar de uma empresa pública, ela precisa apresentar resultados positivos e garantir sua sustentabilidade. “Esse tipo de reunião é muito positiva para escutarmos as sugestões dos nossos clientes, pois só nós traz esse feedback, quem tem o interesse de permanecer conosco. E diante das situações apresentadas, já repassei algumas questões para nosso vice-presidente de operações, para que dê uma atenção especial, principalmente, em torno de prazos, devoluções de mercadorias não entregues, danos e extravio de cargas. São coisas que realmente não devem ocorrer e certamente, vamos encontrar formas de minimizar esses contratempos”, garantiu o superintendente.

Sobre a influência do E-commerce no volume de entregas dos Correios, Marciano reconhece que é um mercado que vem crescendo muito e que vai crescer ainda mais. “Os Correios estão aproveitando esse momento, focado não só na quantidade de cargas, mas na qualidade da entrega. A ideia é que sejamos o principal operador dos clientes que desejam empreender nesse tipo de negócio e vamos continuar trabalhando focados em garantir a satisfação dessas empresas”, salientou o convidado.

Para a coordenadora do Núcleo de E-commerce, Michele Curbani, o encontro atendeu as expectativas. “Ficamos muito felizes com a vinda dos representantes dos Correios, principalmente, pela disposição deles em ouvir nossas dificuldades e assumir o compromisso de buscar melhorias. Esperamos que em 2019, as empresas que trabalham com E-commerce sejam melhor atendidas e que possamos utilizar mais os serviços dos Correios”, avaliou a coordenadora.

Núcleo de E-commerce

O Núcleo de E-commerce da ACIBr se reúne mensalmente, nas segundas terças-feiras do mês, além de promover visitas técnicas e palestras. A próxima reunião será realizada no dia 6 de dezembro, às 8h15 e irá tratar do planejamento estratégico do Núcleo para 2019. As pessoas interessadas em participar podem fazer contato pelo telefone (47) 3351-1588.

Assuntos: Economia

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