PREVISÃO DO TEMPO
O ar seco e estável que cobre boa parte da região sul dificulta o processo de formação de nuvens carregadas
Os termômetros sobem rapidamente ao longo do dia com maior aquecimento no Extremo Oeste, Litoral Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, onde as máximas oscilam entre 29 a 33ºC
por Redação 05/12/2018 às 08:47 Atualizado em 05/12/2018 às 12:16

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA-FEIRA 05/12/2018

Atualizado em 05/12/2018 03h16min

O ar seco e estável que cobre boa parte da região Sul do Brasil, dificulta o processo de formação de nuvens carregadas proporcionando tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens ao longo do dia. Períodos curtos de maior nebulosidade ocorrem em algumas áreas da Faixa Leste. Frio fora de época durante a madrugada e amanhecer com destaque para os fundos de vales e pontos de baixadas, com mínimas oscilando entre 9 a 13ºC no Extremo Oeste, 6 a 12ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. No topo da Serra, formação de geada durante a madrugada e amanhecer com mínimas variando entre 1 a 4ºC. Entre a Grande Florianópolis, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Litoral Sul, mínimas entre 10 a 16ºC. Os termômetros sobem rapidamente ao longo do dia com maior aquecimento no Extremo Oeste, Litoral Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, onde as máximas oscilam entre 29 a 33ºC. Nas demais áreas dos setores do Oeste, Meio Oeste e alguns pontos do Planalto Sul, máximas variando entre 25 a 29ºC. Vento de norte a nordeste entre a madrugada e manha, passando para o quadrante sul a sudoeste, fraco amoderado com velocidade média entre 10 a 15 km/h e rajadas ocasionais de 40 km/h. 

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quinta-feira (06/12): Tempo firme com presença de sol e poucas variações de nuvens ao longo do dia, sobretudo do Oeste a Serra Catarinense devido à atuação de um sistema de alta pressão. Sol intercalado com períodos de muitas nuvens (céu nublado) no decorrer da tarde e noite entre os setores do Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, com possibilidade de chuva fraca e mal distribuída por conta da influência de uma baixa pressão em alto mar e uma frente fria. Remota chance de trovoada isolada a tarde no Norte do estado. Frio durante o amanhecer com destaque para os fundos de vales e pontos de baixadas, com mínimas oscilando entre 10 a 15ºC entre os setores do Oeste ao Planalto Sul. No topo da Serra, formação de geada isolada com mínimas variando entre 2 a 5ºC. Durante a tarde, as temperaturas ficam em elevação nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e algumas áreas do Litoral Norte, com máximas oscilando entre 27 a 31ºC. Entre o Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul, máximas entre 23 a 27ºC. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com velocidade média entre 5 a 15 km/h e rajadas ocasionais de 45 km/h. Nas áreas do Litoral Norte e Vale do Itajaí, vento de sudeste a nordeste com rajadas de 35 km/h.

Sexta-feira (07/12): Segue com tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens do Oeste a Serra, por conta de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio com característica polar). O padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) disponibiliza uma certa quantidade de nuvens baixas e irregulares sobre boa parte da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, onde ocorrem alguns episódios de chuva e garoa ocasional em momento do dia, alternando com alguns períodos de sol. Temperatura baixa para a época do ano durante a madrugada e amanhecer, variando entre 10 a 14ºC do Oeste ao Planalto Sul, sendo que no topo da Serra as mínimas podem atingir valores entre 1 a 4ºC com possibilidade de geada. No decorrer da tarde, máximas oscilando entre 24 a 26ºC. Queda acentuada da temperatura a noite. Vento de sul a sudeste com oscilações para o quadrante leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas 40 a 55 km/h.

Sábado (08/12): Um centro de alta pressão (massa de ar seco e frio com característica polar) localizado sobre a região Sul do Brasil, impede o desenvolvimento de nuvens carregadas proporcionando tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Persiste a condição de frio fora de época com mínimas oscilando entre 6 a 11ºC entre o Oeste ao Planalto Serrano, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nos setores do Planalto Norte e Litoral Norte, mínimas mais elevadas em torno de 14 a 16ºC. No topo da Serra, mínimas entre -1 a 2ºC com formação de  geada ampla. Os termômetros entram em gradual elevação durante a tarde com máximas entre 26 a 28ºC no Oeste e Sul do estado. Nevoeiros se fazem entre a madrugada e primeiras horas da manha.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados