Visão na Escola

Oftalmologista participa de congresso nacional e apresenta projeto de Guabiruba

Estudo ganhou destaque no congresso por alertar sobre a importância do exame oftalmológico na infância
por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba 05/07/2019 às 12:41
Divulgação

A oftalmologista Maiara Dalcegio é guabirubense e participou do Congresso da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB) em São Paulo, que acontece nos dias 4 a 6 de julho. O congresso nacional da SOB contempla todas as áreas de oftalmologia e conta com os especialistas mais renomados do país. Maiara foi convidada a apresentar o seu projeto que foi realizado nas escolas da Guabiruba.

O “Visão na Escola” teve autorização da Secretaria Municipal de Educação para aplicar testes de visão em todos os alunos do município, além de conscientizar e orientar pais e professores sobre a importância dos exames oftalmológicos prevendo sinais de que a criança pode precisar de óculos ou outros tratamentos.

A oftalmologista relata sobre os resultados das avaliações. “Entre 2016 e 2017 avaliamos mais de 3200 estudantes. Todos levaram para casa uma carta aos pais explicando sobre o teste, seu resultado e recebendo orientações de saúde visual. Realizamos um estudo que mostrou que, de cada 4 a 5 crianças, uma delas tinha necessidade de avaliação com médico oftalmologista.”

Esse estudo ganhou destaque no congresso por alertar sobre a importância do exame oftalmológico na infância e o impacto que as queixas visuais causam no aprendizado. Maiara ainda acrescenta que neste ano ocorre a segunda etapa do projeto, que visa realizar a comparação entre o antes e o depois da atividade. Também será elaborada uma cartilha para as escolas que ficará pronta até o final deste ano.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp