Tempo

Onda de calor intenso com temperaturas de 40ºC em SC pode trazer riscos para a população

Segundo a Defesa Civil, há regiões que apresentam risco alto para problemas associados ao calor intenso. Veja como fica a previsão do tempo para toda a semana
por NDmais 11/02/2024 às 14:08 Atualizado em 11/02/2024 às 14:39
Imagem: Ilustrativa

Uma onda de calor intenso com temperaturas que chegam a 40ºC atinge Santa Catarina neste início de semana. O pico deve ocorrer entre a segunda (12) e terça-feira (13) e, segundo a Defesa Civil, o risco é alto para problemas associados a este calor intenso.Conforme a Defesa Civil, neste domingo (11), a onda de calor segue forte no estado e a previsão é de tempo firme com a presença de poucas nuvens em todo o estado. 

Há uma pequena possibilidade de pancadas bem isoladas de chuva fraca nas áreas litorâneas e áreas próximas, principalmente nos extremos do dia.“Na segunda-feira (12), o calor se intensifica em SC, com a ocorrência do auge dessa onda de calor na maioria das regiões”, diz comunicado da Defesa Civil.

Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, são as regiões que mais devem sofrer com dias de calor intenso. Na segunda (13), as máximas variam entre 36°C e 39°C, podendo chegar aos 40°C am alguns municípios do Médio Vale do Itajaí.

Na terça-feira (13), a massa de ar quente combinada à situação pré-frontal faz com que as temperaturas se elevem ainda mais nestas regiões, podendo superar os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte.

Neste dia, a aproximação e passagem de uma nova frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais em várias regiões do estado.

Por conta do calor intenso, o risco é alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo, aponta a Defesa Civil.

Após calor intenso, mudança no tempo

Na quarta-feira (14) o dia inicia chuvoso e com condição para temporais nas áreas litorâneas. Essa instabilidade, no entanto, se espalha para o restante do estado ao longo do dia.Na quinta-feira (15) a frente fria se afasta de SC, mas a influência de uma área de baixa pressão mantém a condição para temporais entre o Grande Oeste e os planaltos.

O ingresso de ar mais frio, por outro lado, favorece o declínio das temperaturas com marcas próximas dos 30°C apenas no Extremo Oeste, variando entre 18 e 26°C na maior parte do estado.

Assuntos: Eventos

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp