OAB BRUSQUE

Outubro Rosa leva saúde e informação às mulheres

Evento foi realizado no sábado com a presença da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque e da fisioterapeuta e doutora em Ciências da Saúde, Lara Guérios
por Assessoria de Imprensa Ideia comunicação 19/10/2021 às 05:31
Imagem: Divulgação

‘Uma primavera no seu Outubro Rosa – para florescer é preciso cuidar’ foi o evento promovido pela OAB de Brusque por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) no último sábado, 16 de outubro. A programação contou com palestras da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Miriam Evangelista Ribeiro e da fisioterapeuta e doutora em Ciências da Saúde, Lara Guérios.

A presidente em exercício da Subseção e também presidente da CMA, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios, fez a abertura do encontro, que reuniu diversas mulheres na sede da OAB. Na oportunidade, Dra. Cristiana relembrou a história do movimento Outubro Rosa no mundo e ressaltou a importância do apoio às mulheres que enfrentam a doença. “Nós estamos há seis anos promovendo o Outubro Rosa e acredito que este evento entrou para o calendário oficial da OAB de Brusque. A cada edição, é um sucesso. Nós já tivemos aqui ginecologistas, psicólogas, coachs, já fizemos desfile de moda, mas o importante mesmo é que a Rede Feminina sempre esteve e está conosco. O principal propósito do Outubro Rosa é a conscientização e ter um olhar de apoio para as mulheres que têm câncer, que sofrem com esta dor, e até mesmo um olhar para os seus familiares, porque não são só as mulheres, às vezes toda família fica envolvida e apreensiva. É preciso ensinar a sociedade a ter empatia pelas mulheres com câncer”, ressaltou.

A vice-presidente da OAB de Brusque, Dra. Jordana Cristina Staack Ristow também deixou sua mensagem às participantes e agradeceu a presença da Rede Feminina em todos os eventos de Outubro Rosa realizados pela CMA. “Ao longo desses anos, percebemos que nosso evento e nossa solidariedade só aumentaram em prol da Rede Feminina e das mulheres. Por onde vamos, vemos o carinho e respeito das pessoas pela Rede, por isso parabenizo o trabalho da Miriam e de todas as voluntárias. Aproveito também para agradecer às mulheres advogadas que fazem parte da CMA. Foram seis anos que batalhamos, seis anos que fiz amigas e os eventos das mulheres, para as mulheres, eles só aconteceram porque todas vocês estiveram aqui”, enfatizou. 

Alcance do Outubro Rosa

A presidente da Rede, Miriam Ribeiro, comentou que o mês de outubro é muito especial, pois com a divulgação maciça da imprensa e das mídias sobre o câncer de mama, é possível chegar a mais mulheres. “Precisamos aproveitar essa chance que temos de usar esses meios para buscar essa mulher que está lá, distante, essa mulher que não tem tempo para ela, mas que quando escuta alguém falando que ela precisa fazer o exame preventivo pelo menos uma vez por ano e a também a mamografia, ela pensa em fazer, começa a entender a importância disso tudo”, frisou.

Miriam também falou de todo trabalho realizado pela Rede Feminina, dos Grupos de Apoio às mulheres com câncer, das doações e confecções de perucas, da aquisição de sutiãs com próteses de silicones, doados às pacientes e adquiridos através de recursos oriundos de doações da Justiça, e enalteceu todo envolvimento da OAB de Brusque e os auxílios recebidos das entidades. “Estar com a OAB aqui é algo que fazemos todos os anos, é um momento muito significativo. As advogadas nos ajudam muito, a Justiça em Brusque nos ajuda muito, toda a região, temos uma parceria muito boa e isso é essencial para nós, que somos voluntárias, trabalhamos e doamos o nosso tempo, mas precisamos dessas pessoas para mantermos a Rede, que tem uma despesa muito grande”.

Ao final, Miriam ainda fez um alerta a todas as mulheres. “Conheça o seu corpo, as suas mamas, cuide da sua saúde, faça exercícios e fale com a sua família sobre câncer de mama, não pode ser um tabu. Falar de câncer não atrai câncer. O que atrai é a gente ficar quieto, é a gente ver alguém do nosso lado que não faz os exames preventivos e não falarmos ou fazermos nada”, complementou. 

LPF e seus benefícios

O terceiro momento do evento foi reservado para a palestra da fisioterapeuta e doutora em Ciências da Saúde, professora da PUC-PR (Curitiba), Lara Guérios, que falou sobre os benefícios do Low Pressure Fitness (LPF) para a saúde, em especial, saúde da mulher. “O LPF infelizmente é conhecido popularmente como a técnica da barriga negativa, mas ele é muito além disso. Ele ajuda na manutenção e reposicionamento dos órgãos e ainda estimula o assoalho pélvico, que é quem carrega todos esses órgãos a se manterem no local. Logo, o objetivo hoje é divulgar essa técnica de uma forma saudável e não estética”, comentou.

Dra. Lara falou da origem do método, que é milenar, utilizado também há centenas de anos pelo yoga, disseminado por diversos estudiosos em várias partes do mundo, e, na década de 1980, pelos fisiculturistas, entre eles o ator austro americano Arnold Schwarzenegger.

A fisioterapeuta comentou ainda sobre as posturas do LPF, do alongamento realizado e também da força necessária, que juntos proporcionam resultados significativos. “A barriga da gente é muito mais do que aquele tanquinho. Precisamos pensar naquilo que está lá profundamente. O transverso do abdômen é o músculo mais profundo que temos, é o que mantém nossas vísceras, nossos órgãos no lugar. E o LPF entra para trabalhar esse músculo, que é um músculo de resistência”, enfatizou.

Entre os benefícios da técnica estão: tonifica a musculatura abdomino perineal; contribui para melhorias posturais; previne todo tipo de hérnias; regula e melhora os parâmetros respiratórios; atua na prevenção ou redução dos sintomas de incontinência urinária; proporciona uma eficaz proteção lombo pélvica e como todo exercício, traz bem-estar e prazer.  As participantes tiraram dúvidas com a Dra. Lara e tiveram a oportunidade de praticar uma aula de LPF.

O evento contou ainda com um brunch e sorteio de brindes. “Foi um momento muito rico em conhecimento, em integração e foi concluído da forma como a Comissão esperava: o olhar deste Outubro Rosa para o câncer”, complementou Dra. Cristiana.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp