ACIBR

Palestra inédita: ‘A mente profissional pós pandemia’

Tema foi abordado por Luciano Salamacha e transmitido ao vivo no canal do Youtube da Associação Empresarial
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 19/02/2021 às 08:35 Atualizado em 19/02/2021 às 08:46
Divulgacão

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) em parceria com o Instituto Salamacha de Desenvolvimento Humano e a ESIC Internacional, através da Escola do Pensar, promoveu na noite de quarta-feira, 17 de fevereiro, palestra inédita com o professor e doutor, Luciano Salamacha. Na oportunidade, o palestrante abordou o tema ‘A mente profissional pós pandemia: o que mudou na maneira de pensar e agir das pessoas’, conteúdo que foi transmitido ao vivo no canal do Youtube da ACIBr.

Doutor em administração, palestrante e consultor, Salamacha ressaltou que a palestra é resultado de uma pesquisa de 11 meses, iniciada em um dos piores momentos da humanidade: março de 2020, quando foi anunciada a pandemia da Covid-19. “Diante da minha atividade como pesquisador cientifico, como executivo em algumas empresas que sou sócio e também como membro de conselhos de administração, acabei vivendo muito isso, o que nos leva a sistematizar um pouco o que está acontecendo. Essa sistematização resultou na consolidação de cinco grandes pilares, que para algumas pessoas, alguns deles vão soar como óbvios, mas que têm uma fundamentação de neurociência muito forte, também um pouco de psicologia, filosofia e muito de estratégia empresarial”, explicou.

Por cerca de uma hora, Salamacha explanou cada um dos pilares, sendo eles: novo fenótipo estratégico; responsabilidade criativa; amplitude emocional do risco; liderança flutuante; e tecnologia da praticidade. “A proposta foi mostrar para as pessoas as cinco dimensões que devem estar muito bem desempenhadas nas organizações. Que as pessoas não se preocupem de repente de ter um desempenho numa delas e acabar desdenhando em outras, pois o equilíbrio é fundamental. Quando o ambiente está instável, ganha quem tem equilíbrio”, reforçou.

Durante a palestra, o professor abordou bastante a amplitude da aceitação de risco. Segundo Salamacha, durante esses 11, 12 meses, as pessoas deixaram de se assustar com pequenas coisas. Se redimensionou, ressignificou tudo o que realmente importa. “Um gestor que era convidado na área de tecnologia a fazer um projeto, tinha muito medo. Hoje ele quer experimentar, quer colocar na prática, quer ter resultado com um grau de abertura da mente para novas ideias, porém, isso pode levar a ele uma falsa sensação de que o mundo agora é tecnológico, mas não, o cliente continua exigindo, porém, há uma cumplicidade mercadológica. A pandemia mostrou que fornecedor e cliente agora são cúmplices. As pessoas passaram a entender que antes valorizavam demais aspectos secundários e não valorizavam aspectos primários, que são a boa entrega, o bom atendimento, que é a hora da verdade: quando uma empresa entrega para o cliente aquilo que prometeu”, avaliou.

Sobre o pilar tecnologia da praticidade, Salamacha frisou que não se trata meramente da tecnologia, mas sim a mudança na mentalidade das pessoas sobre o tempo que se leva para implantar uma metodologia. De acordo com o palestrante, a pandemia democratizou e equalizou o nível das pessoas quando o assunto é tecnologia dentro das empresas. “Antes da pandemia, existiam os mais de idade, os mais experientes, que todos diziam que tinham uma aversão, ou seja, os jovens que eram dominantes da tecnologia. E do dia para noite todo mundo ficou igual. E todo mundo teve que trabalhar em home office, teve que se comunicar e se uma ferramenta não funcionava, já se buscava outra”, analisa. “Todo esse contexto que eu trouxe na palestra é para levar as pessoas a terem equilíbrio. Para elas entenderem que essas cinco dimensões são relevantes e juntas é que se tornam uma garantia de retomada rápida pós-pandemia”, complementou Salamacha.

A presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, que fez a abertura da palestra, considerou o tema abordado como muito pertinente a todas as pessoas que atuam em empresas e organizações. “Uma palestra riquíssima não só para o gestor, mas para o colaborador e principalmente para as lideranças, quem está na ponta das organizações, seja serviço ou indústria. Vivemos um momento desafiador, porque continuamos na pandemia, e foi muito bem colocado por Salamacha essa questão do cotidiano, que hoje pode ser um, amanhã outro, e que é necessário um senso crítico e uma postura para retomada das ações. Outra questão apontada por ele foi a democratização da tecnologia, em qualquer idade. Isso foi uma quebra de paradigmas, vimos muitos líderes trabalhando em home office, e nosso olhar foi voltado ao que eles produziam. Considero muito importante esse tipo de palestra, de conteúdo, porque faz refletir e nós como gestores temos que nos questionar dia a dia e entender que o normal não é mais tão normal assim, e buscarmos soluções”, avaliou.

Quem tiver interesse em assistir a palestra ‘A mente profissional pós pandemia: o que mudou na maneira de pensar e agir das pessoas’ ela está disponível no canal da ACIBr no Youtube por período limitado.

Vale lembrar que o encontro marcou a retomada das aulas presenciais do MBA em Neuroestratégia e Pensamento Transversal, paralisadas no ano passado em razão da pandemia. A formação é promovida pela Associação Empresarial de Brusque em parceria com a ESIC Internacional, e reúne, nesta primeira turma, 35 alunos.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp