TEMPERATURA ALTA

Pancadas frequentes de verão marcam o final de semana

O calor aliado à alta umidade relativa do ar e a aproximação de uma frente fria, são os principais fatores para a formação de algumas áreas de instabilidades causadoras de pancadas de chuva
por Central do Tempo 17/01/2019 às 14:29 Atualizado em 17/01/2019 às 16:36

Uma forte massa de ar quente úmida, favorece tempo estável com sol algumas variações de nuvens em boa parte das regiões de SC, com exceção do Sul do estado onde há previsão de chuva fraca entre a madrugada e manhã assim como pancadas com trovoadas a tarde e a noite devido a influência de uma frente fria. Alterna com intervalos de muitas nuvens (céu nublado) e momentos prolongados de sol. O calor aliado à alta umidade relativa do ar e a aproximação de uma frente fria, são os principais fatores para a formação de algumas áreas de instabilidades causadoras de pancadas de chuva com trovoadas (pancadas de verão) entre a tarde e noite em pontos mal distribuídos de Santa Catarina. Risco de tempestades com chuva forte, granizo e ventania sobretudo no Oeste. Temperatura segue alta pela manha, com sensação de ar abafado com mínimas oscilando entre 17 a 26ºC na maioria das cidades. Faz calor ao longo do período, com máximas oscilando entre 35 a 38ºC entre os setores do Extremo Oeste, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, os termômetros oscilam entre 29 a 34ºC. No Sul do estado, máximas ao redor dos 29 a 32ºC. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas de 30 a 40 km/h. Em momentos de temporais, rajadas de 60 a 80 km/h. No Litoral, vento de sudeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 40 a 50km/h. 


Sexta-feira (18/01): Sol e variação de nuvens pela manha do Oeste aos Planaltos Norte e Sul devido à atuação de uma forte massa de ar quente e úmida com previsão de alguns temporais em SC ao longo do dia. Na Faixa Litorânea, segue nublado com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas ao longo do dia alternando com intervalos de melhoria. Áreas de instabilidades ativadas pela aproximação de uma frente fria (instabilidade pré-frontal), se propagam entre a tarde e noite inicialmente nos setores do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul e nas demais regiões ao longo do período. Risco de temporais (chuva forte, granizo e ventania). Temperatura segue alta pela manha, com sensação de ar abafado com mínimas oscilando entre 16 a 25ºC na maioria das cidades. Máximas altas oscilando entre 34 a 37ºC entre os setores do Extremo Oeste, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, os termômetros oscilam entre 27 a 32ºC. No Sul do estado, máximas ao redor dos 29 a 32ºC. Vento de noroeste a nordeste nos setores do Oeste a Serra passando para o quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 30 a 40 km/h. Em momentos de temporais, rajadas de 60 a 80 km/h. No Litoral, predomina o vento de sudeste a sul com rajadas de 50 a 70 km/h em momentos do dia.


Sábado (19/01): Áreas de instabilidades associadas ao ingresso de uma frente fria, mantém muitas nuvens carregadas com chuva e trovoadas ao longo do estado catarinense. Alterna com poucas aberturas de sol e intercala com momentos de muitas nuvens. Aumento da nebulosidade ao longo do dia, com pancadas de chuvas e eventuais trovoadas. Risco de temporais isolados. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte e parte da Grande Florianópolis, segue com sol e aumento de nuvens e com chance de chuva e trovoada durante a tarde e noite. Temperatura segue mais comportada. Máximas elevadas no Oeste a Serra entre 26 a 28ºC. Já no Litoral e Vale do Itajaí, as máximas podem atingir o patamar dos 34 a 37ºC. Vento de sul a sudeste com rajadas ocasionais de 30 a 50 km/h. No Litoral Sul, rajadas de 50 a 80 km/h.


Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp