Justiça Federal

Polícia Federal cumpre mandados contra grupo que realizava fraudes no INSS

por Vipsocial 23/09/2020 às 17:24 Atualizado em 11/11/2020 às 12:35
Divulgação

A Polícia Federal esteve em Tijucas na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, para cumprir dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. Os alvos foram um endereço comercial e um residencial.

A ação faz parte da Operação Contagem Regressiva, que tem o objetivo de desarticular um esquema criminoso especializado em reconhecimento de tempos de serviço que não existem, para obter de forma fraudulenta benefícios previdenciários.

As investigações começaram em 2019, e apontaram, que os criminosos agiam através de inserções de informações falsas no sistema da Previdência Social, principalmente sobre vínculos de empregos fictícios com várias empresas do estado, algumas inativas. Com guias falsas de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, o grupo investigado forneceu para dezenas de pessoas o recolhimento de tempo de serviço que nunca existiu.

Com os dados falsos, foi possível requerer os mais variados benefícios previdenciários previstos em lei, como, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e seguro-desemprego.

A investigação indica que a inserção de vínculos falsos acontecia desde 2011 e a estimativa de prejuízo com o pagamento de 63 benefícios identificados, até o momento, é de aproximadamente R$ 2,8 milhões.

A operação permite a revisão dos benefícios, assim evitando um rombo aos cofres do INSS de aproximadamente R$ 12 milhões, isso considerando a expectativa de vida das pessoas que obtiveram os seguros fraudulentos, com base no tempo que elas ainda iriam receber os benefícios.

O inquérito policial está em andamento, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e organização criminosa.

Assuntos: Segurança

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp