MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Polícia Militar de Santa Catarina deflagra terceira edição da Operação Tiradentes

Para esta terceira edição, mais de 100 mil militares, entre policiais e bombeiros militares, participam da ação, que acontece em todo o território naciona
por Polícia Militar SC 25/04/2019 às 09:39 Atualizado em 25/04/2019 às 09:41
1º sargento RR Aurélio de Oliveira - CCS

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou mais uma edição da Operação Tiradentes – Adsumus III. Para esta terceira edição, mais de 100 mil militares, entre policiais e bombeiros militares, participam da ação, que acontece em todo o território nacional. Somente em SC serão 715 viaturas em ação.

Com a deliberação firmada pelos comandantes-gerais PM/CBM, que estiveram reunidos no Rio de Janeiro no dia 2 de abril, foi proposta a realização de uma nova edição da operação, com o objetivo de fortalecer e articular as ações integradas das polícias e corpos de bombeiros militares.

Em 2018, a Operação Tiradentes II alcançou números bastante relevantes e foi considerada a maior operação policial realizada no mundo, segundo apontamento da FIEP, associação que engloba as principais polícias (gendarmeries) da Europa e do Mediterrâneo, com matéria publicada em seu site oficial.

Agora em 2019, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está participando mais uma vez da operação, que conta com ações específicas em todos os rincões catarinenses.

O evento tem como objetivo principal demonstrar a dimensão e a mobilização das ações ordinárias, extraordinárias ou especiais das forças policiais, enquanto componente da estrutura estadual e nacional da Segurança Pública.

Durante as ações, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Araújo Gomes Júnior, que é o atual presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG), irá acompanhar, em tempo real, a operação diretamente da central do CNCG, em Brasília. O subcomandante-geral da corporação, coronel Cláudio Roberto Koglin, comandanda a operação no Estado.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, também irá acompanhar os trabalhos da central do CNCG.

Principais objetivos

- Promover maior visibilidade das atividades típicas de Polícia Ostensiva no período compreendido entre 7h do dia 24 às 7h do dia 25;

- Impactar positivamente a opinião pública e demonstrar a força operacional quando necessário;

- Coletar dados padronizados de todas as ações ordinárias, extraordinárias e especiais, realizadas durante o período das 24h da operação;

- Reduzir os indicadores de violência e criminalidade, e de ocorrências policiais e emergências nas cidades impactadas;

- Prestar pronta-resposta qualificada aos eventuais incidentes de quebra de Ordem Pública,

- Agir proativamente, com ações pontuais em logradouros públicos, barreiras policiais, bloqueios, visando a apreensão de armas e entorpecentes, bem como a prisão/apreensão de criminosos/infratores.

Em Santa Catarina, o “start” da operação foi dado em frente ao Quartel do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis.

BALANÇO PARCIAL

No meio da tarde desta quarta-feira, 24, foi realizada no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis, uma coletiva onde foram apresentados números parciais da Operação Tiradentes no Estado.

Na ocasião, o comandante-geral do CBMSC, coronel Edupércio Pratts, acompanhado do subcomandante-geral da PMSC, coronel Cláudio Roberto Koglin, avaliaram os trabalhos até o momento.

“Mais de 6.000 pessoas já foram abordadas no Estado, onde 34 acabaram presas em flagrante. Contabilizamos 380 ocorrências atendidas. E os trabalhos seguem”, comentou o coronel Koglin.

Assuntos: Segurança

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp