REDE PÚBLICA
Preceptores participam de curso de pós-graduação do Instituto Sírio-Libanês
Preceptor é um servidor capacitado que recebe e orienta os profissionais que irão atuar nos serviços da Atenção Básica Municipal, através do programa de Residência
por Secom/Prefeitura de Brusque 16/05/2019 às 09:43 Atualizado em 16/05/2019 às 14:56

Nesta quarta-feira (15), aconteceu a aula inaugural do curso de preceptoria do Sistema Único de Saúde (SUS) promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Saúde, Conselhos Nacional de Secretários de Saúde e de Secretarias Municipais de Saúde, em acordo com as diretrizes do Proadi-SUS (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).

O curso de Pós-graduação terá a participação de 20 alunos, todos profissionais de Brusque, Itajaí e Camboriú. Destes, seis profissionais são preceptores, da Atenção Básica do Município de Brusque, sendo uma profissional de cada área: medicina, odontologia, nutricão, fonoaudiólogia, fisioterapia e farmácia. Serão doze encontros mensais, que duração de três dias cada até o final do curso, que está sendo ministrado na campus da Univali em Itajaí. 

O objetivo do curso é capacitar o preceptor para orientar a organização das práticas voltadas à construção de um cuidado integral, eficiente, efetivo e seguro, pautado pela garantia de acesso, continuidade e qualidade da atenção à saúde, especialmente por meio da aplicação de ferramentas e disposição da gestão da clínica.

O município de Brusque conta hoje com 10 profissionais Preceptores e cerca de 40 profissionais Residentes, todos com atuação direta nos serviços da secretaria de saúde, especialmente nas UBS. Essa qualificação trará impactos positivos nas atuações destes profissionais junto aos usuários.

Assuntos: Política
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados