REDES SOCIAIS

Prefeitura de Brusque destaca engajamento online voltado à prevenção da dengue

Entenda como foi o processo de concepção da campanha contra a dengue, que já resultou em mais de 217 mil visualizações apenas no Instagram da Prefeitura de Brusque
por Secom / Prefeitura de Brusque 17/04/2024 às 11:01 Atualizado em 17/04/2024 às 11:26
Imagens: Divulgação

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Brusque desempenha um papel crucial no combate à dengue. Junto com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, além de outros órgãos da administração direta e indireta, o objetivo é trazer conscientização para a população, por meio de informações adaptadas para diversos tipos de públicos, faixas etárias e realidades sociodemográficas. 

De acordo com Wilson Schmidt Junior, responsável pela Secom Brusque, não foram poupados esforços para trazer o máximo de informações possíveis sobre a epidemia de dengue para a população. “Trabalhamos em diversas frentes de comunicação. Rádio, redes sociais, jornais impressos, mídia offline, tudo para atingirmos desde aquela pessoa nativa digital, até quem prefere se informar diariamente pelo jornal ou pelos programas matinais”, comenta Schmidt.

Números do digital

Os criativos publicados nas redes sociais da Prefeitura de Brusque tiveram grande aceitação popular. Apenas na rede social Instagram, foram contabilizadas mais de 217 mil visualizações desde o início da campanha contra a dengue, além de 300 mil contas alcançadas em todos os posts que dizem respeito à doença. 

Algumas publicações, inclusive, chegaram a mais de 1100 curtidas de maneira orgânica, contribuindo com que os perfis do município fossem um dos mais engajados de Santa Catarina em se tratando de poder público.

“Utilizamos o humor, trends e memes para tornar as informações mais acessíveis e interessantes para todos”, acrescenta Wilson. informações que normalmente não seriam tão absorvidos pela comunidade pela forma tradicional de se comunicar acabam sendo exponencialmente mais aceitas com esse tipo de abordagem. Acreditamos que é fundamental adaptar nossa comunicação aos tempos modernos e às preferências da nossa comunidade, e essa abordagem tem se mostrado extremamente eficaz”, continua.

A metodologia utilizada pela Secom Brusque é baseada na teoria do sociólogo holandês Rudd Koopmans, que preconiza que uma mensagem é mais eficazmente repassada, observando-se três predicados: legitimidade, ressonância e visibilidade. “Ou seja, nossos conteúdos são não apenas informativos, mas também são legitimados pela comunidade, ressoam com suas preocupações e questões, e ganham visibilidade através de abordagens criativas e envolventes. Quando temos esse tripé combinado em um conteúdo, sabemos que ele vai ser difundido de maneira muito mais eficaz”, ressalta Wilson.

A Secom Brusque também desempenha de maneira contínua uma estratégia de conteúdos patrocinados para ampliar a difusão de informações governamentais, cumprindo com o princípio da publicidade dos atos da administração.

Campanha publicitária

Um dos principais destaques foi a campanha “A Dengue Mata”, idealizada pela secretaria. Ela abrange veiculação em mídias exteriores, como telões de led e carros de som, além de spots em rádios e peças publicitárias em portais online e em jornais de circulação regional. 

“Visando trazer mais impacto para a situação, comparamos o Aedes aegypti à morte. Os materiais gráficos ilustram o mosquito fantasiado de morte, remetendo à real preocupação da doença. Além disso, é claro, os materiais que se utilizam do artifício do humor também estão inclusos nas redes sociais da Prefeitura de Brusque, buscando dar maior ressonância às mensagens”.

Já os spots e os carros de som que passaram pelas principais ruas de Brusque apresentaram uma sonoridade sombria, com direito à marcha fúnebre e uma narração sinistra falando apenas a frase “a dengue mata!”. “Sobre o carro de som, tentamos persuadir nosso público a tomar os cuidados necessários através da sensação mórbida causada pela peça, como se a dengue estivesse ali, passando na sua rua. Apesar de todos nós sabermos como evitar a dengue, precisamos cada vez mais nos conscientizar e, claro, alertar as pessoas sobre os reais perigos da situação”, finaliza Wilson.

De acordo com a jornalista Duda Antunes, servidora da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Brusque, a produção de conteúdo institucional é feita de maneira multidisciplinar. “Tudo que vira um vídeo, também vira um material jornalístico, institucional, que vai para a imprensa numa roupagem mais formal. Já nas redes sociais, ele é repassado de uma maneira simples, e muitas vezes bem-humorada, para democratizar o acesso à informação”, comenta. 

As ações de combate à dengue, realizadas pela Secretaria de Comunicação, prosseguirão nas redes sociais, buscando atingir uma camada cada vez maior da população.

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