UNIFEBE

Prefeitura de Guabiruba acompanha propostas sobre mobilidade urbana

O objetivo principal dos estudos desenvolvidos nos últimos dias foi oferecer alternativas sustentáveis que integrem as diferentes formas de mobilidade
por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba 05/11/2019 às 15:52 Atualizado em 05/11/2019 às 18:18
Divulgação

Finalizando o Workshop de Mobilidade Sustentável que está sendo realizado na Unifebe, em Brusque, os estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e sistemas da informação envolvidos apresentaram hoje suas propostas de projetos para melhorar os três eixos de comunicação viária entre Guabiruba e Brusque que atualmente existem através dos bairros São Pedro, Guarani e Rio Branco.

O objetivo principal dos estudos desenvolvidos nos últimos dias foi oferecer alternativas sustentáveis que integrem as diferentes formas de mobilidade: automóvel, moto, bicicleta, a pé e caminhão, de forma organizada e inteligente agredindo o mínimo possível o meio ambiente.

Um dos elementos bastante explorados pelos grupos foi o transporte público, sugerido de diferentes formas para ser implantado. O uso da tecnologia é um requisito para todos os grupos que trabalharam nos projetos e tiveram que apresentar soluções por meio de aplicativos ou outras ferramentas.

Os estudantes também apresentaram diagnósticos sobre os locais estudados, apontando a infraestrutura necessária para as melhorias propostas como vias, pavimentações, pontes, entre outros elementos.

O workshop é desenvolvido em parceria entre a Unifebe e a Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, localizada em uma cidade de mesmo nome que é coirmã de Brusque. A ação faz parte do projeto Parcerias Mundiais pelo Clima.

De Guabiruba, acompanharam as apresentações o prefeito Matias Kohler, o vice Valmir Zirke e servidores das secretarias de Planejamento Urbano e Infraestrutura e de Meio Ambiente. Também estavam presentes a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, o professor doutor da Universidade de Karlsruhe Cristoph Hupfer e o pesquisador da mesma universidade Söeren Veen. Os projetos apresentados foram desenvolvidos por acadêmicos intercambistas brasileiros e alemães.

Para o prefeito Matias Kohler o evento foi de grande proveito. “O workshop de mobilidade sustentável foi uma oportunidade de estarmos juntando conhecimento e experiências. E dentro do contexto de organização do nosso plano de mobilidade urbana inúmeras informações e importantes contribuições vão ser aproveitadas deste momento.” O prefeito ainda agradece a oportunidade de Guabiruba estar inserida no projeto regional e espera construir o melhor plano de mobilidade para, no futuro, minimizar o impacto do constante aumento e crescimento do município e também do fluxo de veículo das vias municipais.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp