Geral
Prefeitura de Guabiruba adquire Casa Scharf, no Aymoré
No local serão instalados museu, ponto de leitura e depósito
por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Guabiruba 05/08/2022 às 17:12 Atualizado em 05/08/2022 às 17:15
Foto: Gabrieli Giani Kohler

A Prefeitura de Guabiruba informa mais uma aquisição para o município. Trata-se de um terreno de 557,64m², no bairro Aymoré, com uma casa enxaimel e um galpão. Para a compra, são investidos R$594.518,37, parcelados em 12 vezes.

A casa, popularmente conhecida como Casa Scharf, tem estilo alemão enxaimel e foi construída entre 1940 e 1945. Na Rua Prefeito Carlos Boos, ela possui uma sala, uma cozinha, quatro quartos, um banheiro, um sótão e área externa adjunta da casa (alvenaria).  Além disso, o terreno adquirido possui um galpão de 60m², onde pretende-se utilizá-lo como depósito de itens de patrimônio público, de decorações utilizadas em eventos na cidade, entre outros.

A casa possui um total de 140m² e deve abrigar o Museu do Imigrante Alemão, um ponto de leitura da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel, além de ser um local para atividades culturais envolvendo oficina de língua-alemã, entre outras ações.

O prefeito Valmir Zirke considera a aquisição é de grande importância para o município, tendo em vista os valores patrimonial e cultural em Guabiruba. “Nós queremos manter a cultura dos alemães e italianos que fundaram nossa cidade. Já temos um museu italiano no Lageado Alto e agora queremos criar o alemão no bairro Aymoré. É mais um presente que Guabiruba recebe da administração municipal.”

As obras de instalação estão previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2023. Conforme a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, ainda não foi elaborado o projeto para a utilização adequada e de acessibilidade do público na casa, tendo em vista o espaço que ainda sobra no terreno. “Estes serão os primeiros passos, inclusive para um estudo de restauro do patrimônio.”

Uma reunião está agendada para a próxima quarta-feira entre o poder público e a Associação Germânica de Guabiruba, que irá definir os primeiros passos de instalação e futuras atividades no novo local adquirido.

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados