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Prêmio nacional de professor transformador poderá reconhecer trabalho desenvolvido no SESI escola

A professora Graziela Boaszczyk Dalcastagner desenvolveu no ano passado o projeto “Amigos da Horta” e está entre as três finalistas
por Assessoria de Imprensa Midia Press 13/07/2020 às 17:03 Atualizado em 13/07/2020 às 17:04
Divulgação

Incentivar as crianças a uma alimentação saudável e a experiência com a natureza, além do envolvimento dos pais nas atividades escolares dos filhos foram alguns dos objetivos do projeto “Amigos da Horta”, que levou a professora, do SESI Escola de Brusque, a ser uma das finalistas do Prêmio Professor Transformador, que é promovido pela BASE2EDU e pela BETTEDUCAR. A professora concorre com outras duas finalistas ao concurso nacional, na categoria de Educação Infantil, sendo o único projeto representante de Santa Catarina, entre todas as demais categorias do prêmio.   

Devido a pandemia de Covid-19, a cerimônia de premiação será online, a partir das 15h, de amanhã, dia 14 e também no dia 15, diretamente da sede das entidades realizadoras, em São Paulo.  As inscrições para acompanhar o evento poderão ser realizada pelos sites https://www.bettbrasileducar.c... ou  https://base2edu.com/premiobet...

Além da premiação, haverá também palestras com especialistas que vão abordar temas sobre o stress dos professores, autocuidado, alegria na educação e ferramentas pedagógicas importantes para superar problemas decorrentes da pandemia. Durante o evento, também será divulgado a próxima edição do Prêmio Professor Transformador, sendo que, todos os professores que se interessarem poderão submeter os seus Projetos Pedagógicos. 

“Estou muito ansiosa e com pensamento positivo para saber o resultado final. Os projetos de todos são incríveis, mas penso que nosso tem a possibilidade de ser o primeiro”, contou a docente.

Segundo a coordenadora de Educação Básica e Profissional do SESI SENAI de Brusque, Sandra Freitas, “todos os projetos realizados pelos nossos professores são integrados com outras disciplinas, outras unidades curriculares e os alunos são estimulados a se envolverem com outras crianças, com suas famílias e com a comunidade”. 

Premiação

Segundo o Regulamento do Prêmio Professor Transformador, os 2ºs e 3ºs melhores pontuados em cada uma das categorias receberão R$ 2,5 mil, troféu, participação especial  como convidado na BETT Educar 2020, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores. Já os professores autores dos projetos classificados em primeiro lugar, de cada uma das categorias, receberão uma viagem, como convidado especial para participação na BETT Educar 2021, em Londres; R$7 mil, troféu , e participação especial como convidado na BETT Educar 2020, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores, além da divulgação do trabalho em uma reportagem especial na Revista Direcional Escola.

O projeto “Amigos da Horta”

A professora Graziela, realizou o projeto “Amigos da Horta”, no ano passado, com as crianças do GT6 – Pré Escola (Grupo Manacá), do SESI Escola de Educação Infantil, o qual passou por mais de 40 etapas, todas interligadas. Durante o desenvolvimento do projeto, foram trabalhados todos os campos de experiência da BNCC, além de atividades fora dos muros da escola, potencializando o protagonismo infantil, a interdisciplinaridade, o contato com a natureza, bem como a participação com outras crianças com idades entre 02 a 07 anos, ou seja, desde as crianças do GT3 até o 1º Ano do Ensino Fundamental. Além disso, elas também interagiram com os alunos da APAE da cidade e desenvolveram diversas ações em conjunto com as famílias. 

“Na horta, colocando a mão na terra, as crianças desenvolveram o raciocínio lógico matemático, como também, aprenderam a trabalhar em equipe, a respeitar às diferenças e a cooperar. E posteriormente na sala de aula, com as hortaliças colhidas, elas realizaram receitas, desenhos de observação, criação de jogos, tintas naturais, entre outras atividades”, destacou a professora, ao ressaltar que a importância da interdisciplinaridade é trabalhar de forma contextualizada. 

Ainda segundo a professora Graziela, “essas interações foram fundamentais para obter os resultados que tivemos, pois além de trabalhar habilidades acadêmicas, as crianças se tornaram mais participativas, com empatia, tendo respeito nas atividades e cooperação para ajudar os amigos”.

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