BRASÍLIA

Professor do Senai Brusque participa de oficina realizada pelo SENAI nacional

Professor Sergio Gamba esteve presente na “Oficina de revisão da matriz e elaboração das provas práticas e objetivas do Curso Técnico Têxtil”, em Brasília
por Assessoria de Imprensa Midia Press 01/03/2019 às 14:58 Atualizado em 01/03/2019 às 14:59
Divulgação

 Com intuito de avaliar a qualidade dos cursos técnicos, e o rendimento escolar dos estudantes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em âmbito nacional, juntamente com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação (CEBRASPE), avalia o desempenho de todos os seus estudantes, através de testes aplicados com os alunos em fase de conclusão dos cursos em que se encontram matriculados.

 

Por meio desta ação, um dos objetivos do Sistema de Avaliação do Ensino Profissionalizante (SAEP), é aferir as competências necessárias ao desempenho da ocupação e contribuir para mudanças no processo de ensino-aprendizagem e de gestão educacional.

 

Todo o processo de elaboração do SAEP irá ocorrer em quatro etapas, o início se deu em outubro de 2018, com a revisão da Matriz do curso para o SAEP; em janeiro de 2019, ocorreu uma segunda etapa com a elaboração da Prova Prática e durante este mês de fevereiro, foi criado um banco de dados com questões que serão utilizadas para a prova teórica. O trabalho será finalizado na primeira semana de abril, com a validação da prova prática.  A aplicação da prova em todas as escolas do SENAI no Brasil será no segundo semestre de 2019, sendo que no total serão avaliados 40 Cursos Técnicos.

 

Sergio Gamba, Especialista na área Têxtil, do SENAI – Brusque, juntamente com um especialista do SENAI – Fortaleza, e um do SENAI – São Paulo, foram os responsáveis pela elaboração de todo o processo para a avaliação do Curso Técnico Têxtil em todo o Brasil. Todos os encontros até agora ocorreram em Brasília, e a última etapa, que ocorrerá em abril, será em São Paulo. Gamba ressalta que, “durante o processo de elaboração, procurou-se dar ênfase para avaliar a escola e os alunos nos ensaios, processos e conhecimento técnico que um técnico têxtil deve dominar, após a sua conclusão no curso”.

 

Ainda segundo o professor, “participar de um trabalho como este e ainda representando Santa Catarina é muito gratificante, pois mostra a representatividade do trabalho que estamos fazendo aqui, e com certeza os frutos serão muito positivos, pois irão dar subsídios para que cada vez mais se possa aprimorar o processo de ensino e a consequente qualificação dos profissionais formados pelo SENAI, em especial do Curso Técnico Têxtil”.

 

“Para o SENAI, é uma grande satisfação ter o professor Sergio Gamba representando o SENAI Santa Catarina neste processo de melhorias para a qualidade do ensino profissional”, comenta o diretor regional do SESI/SENAI Brusque, Roberto Zen.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp