Secretaria de Saúde

Programa de Endemias promoveu ação de combate aos carrapatos na Limeira

Uso correto de carrapaticida pode auxiliar no combate ao aracnídeo
por Secom Brusque 11/03/2019 às 19:07 Atualizado em 12/03/2019 às 05:53
Divulgação

Mais de 70 residências foram vistoriadas no último sábado (9) no bairro Limeira. As ruas Paraná e Rio Grande do Sul receberam a visita dos agentes de endemias e do programa Estratégia de Saúde da Família, onde foram repassadas orientações sobre o combate e as formas de evitar a proliferação dos carrapatos.

Segundo o veterinário Tiago Rodrigo Roza, do setor de Endemias da Vigilância Epidemiológica, também foram colhidas espécies dos aracnídeos que serão analisados pelo Laboratório Central (LACEN) em Florianópolis, a fim de diagnosticar quais são as espécies encontradas no local. “Um dos problemas que está ocorrendo no bairro é a quantidade de cães e gatos soltos pelas ruas, que acabam transmitindo os carrapatos. Nossa orientação é fazer uso de forma correta de carrapaticida nos imóveis e também nos animais domésticos, evitando assim as proliferações”. 

Vale salientar que não cabe ao poder público o trabalho de eliminação dos carrapatos, sendo que cada morador é responsável por manter limpo seu imóvel. No último sábado, de forma excepcional, foi utilizada a técnica de “vassoura de fogo” em alguns imóveis que apresentam maior incidência. Porém, o uso do equipamento precisa ser feito por pessoa treinada para este fim. 

Entre as várias doenças que o carrapato pode transmitir aos humanos e animais está a febre maculosa. A ação da Vigilância Epidemiológica no último sábado foi no sentido de alertar e orientar a população.

Sonora com o veterinário Tiago Rodrigo Roza, do programa de Endemias da Vigilância Epidemiológica de Brusque

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp