TRADIÇÃO

Projeto para reconhecer Guabiruba como 'Capital Catarinense do Pelznickel' tramita na Alesc

Para a Sociedade do Pelznickel, título vem coroar e reconhecer o trabalho realizado desde 2005 para manter viva a tradição do Papai Noel do Mato
por Assessoria de Imprensa - Amplitude Comunicação 16/11/2023 às 10:45
Fotos: David T. Silva / Amplitude Comunicação

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Alesc o Projeto de Lei 193/2003, que vai denominar Guabiruba a “Capital Catarinense do Pelznickel”. De autoria do deputado Napoleão Bernardes, o projeto precisa de aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e da Comissão de Educação e Cultura, para então ser votado em plenário. 

“A titulação de Guabiruba como a “Capital Catarinense do Pelznickel” possui dois vieses. O primeiro, claro, é reconhecer e homenagear esse aspecto que é o grande símbolo da cultura guabirubense. Quando falamos de Guabiruba, logo vem à cabeça esse personagem folclórico, que é o Pelznickel. São coisas indissociáveis. O segundo tem a ver com a criação de uma marca que, certamente, ajudará a impulsionar ainda mais o turismo e, por consequência, a economia local, gerando mais oportunidades e renda”, explica Napoleão.

De acordo com ele, a expectativa é que a votação ocorra ainda este ano. “Tenho muita confiança de que o projeto seja votado ainda em 2023, porque só precisará passar pelo crivo de duas comissões, antes de ir para deliberação em Plenário. Estou trabalhando para que a tramitação seja a mais célere possível, já que o Pelznickel é uma grande atração de fim de ano e seria o momento ideal para prestarmos um justo reconhecimento a essa cultura tão rica e marcante para Guabiruba”, destaca. 

Para o prefeito, Valmir Zirke, será um grande avanço para Guabiruba. “Temos que mostrar aquilo que é nosso e fazer com que a cidade realmente seja divulgada pelo Pelznickel. Fico muito feliz com esta conquista e tenho certeza que vai acontecer o quanto antes, até em função do esforço do deputado Napoleão. Será uma conquista para a cidade, pois seremos mais conhecidos em todo o Brasil. Inclusive, a Prefeitura mandou produzir mais um Pelznickel para instalar no novo Portal, que está sendo construído no bairro São Pedro, para termos a tradição retratada em todas as entradas da cidade, assim como já ocorre na praça e na Câmara de Vereadores”, ressalta. 

Reconhecimento

Segundo o presidente da Sociedade do Pelznickel, Vandrigo Kohler, o título de “Capital Catarinense do Pelznickel” representa o reconhecimento da sociedade civil ao trabalho realizado na cidade. 

“Formalmente atuamos com a Sociedade do Pelznickel desde 2005, no início sem estatuto e a partir de 2018 com a formação oficial da primeira diretoria.  Houve uma evolução tanto da parte burocrática, como da própria tradição durante esses anos, tanto que Guabiruba começou a ser chamada de Terra do Pelznickel, o que sempre foi uma honra para nós. Tudo foi possível graças ao esforço de todos da Sociedade e ter esse projeto para reconhecer Guabiruba como a “Capital Catarinense do Pelznickel” só vem coroar todo o nosso esforço de manter viva a tradição do Papai Noel do Mato”, destaca. 

Vandrigo ressalta a importância do título para os moradores da cidade e também para o desenvolvimento do turismo local. “Com certeza esse título tem muito a contribuir para o fomento do turismo no município, assim como já ocorre em diversas cidades do Estado. Estamos ansiosos pela votação na Alesc”, completa.


Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp