SCGÁS
Rede de distribuição de gás natural chega a 1.300 quilômetros
Com 67 municípios atendidos, Santa Catarina concentra 22% das cidades abastecidas pelo energético
por Secom / Governo de SC 21/10/2021 às 11:30
Foto: Divulgação/SCGÁS

Santa Catarina chegou em setembro ao marco de mais de 1.300 mil quilômetros de rede de Gás Natural construídas ao longo dos 21 anos de operação da distribuidora estadual. O Gás Natural está presente em 67 cidades do estado, com mais de 18 mil clientes diretos abastecidos e mais de 111 mil usuários de GNV (Gás Natural Veicular). Destaca-se o abastecimento a 17 mil residências, mais de 660 pontos comerciais, 139 postos de GNV e 326 indústrias. Os dados são do relatório de consumo de setembro da SCGÁS. 

“A ampliação da oferta de gás natural para atender à demanda catarinense é uma das prioridades da nossa gestão. Por isso, junto aos órgãos responsáveis e fiscalizadores, estamos viabilizando maneiras de aumentar o fornecimento do insumo para Santa Catarina. Assim, nossas casas, nossas indústrias e nossos veículos estão tendo um gás natural mais competitivo para continuar crescendo e podermos distribuir o insumo cada vez mais para todas as regiões do estado”, disse o governador Carlos Moisés.

Com 67 municípios atendidos pelos 1.307 quilômetros de rede e GNC (Gás Natural Comprimido), Santa Catarina concentra 22% das cidades abastecidas pelo energético, o segundo melhor índice nacional em número de municípios atendidos, segundo dados do Relatório da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) de dezembro de 2020. 

Com 1% da área geográfica do país e pouco mais de 4% do PIB nacional, o Estado responde pela oferta de Gás Natural a 14,38% dos 452 municípios brasileiros que utilizam o insumo. O território catarinense também concentra mais de 3,3% dos quilômetros da rede total de distribuição existente no país. 

O relatório de setembro da SCGÁS também mostrou que o volume mensal de Gás Natural comercializado no mês foi de 2.252.551 m³ por dia, valor 12% maior do que o comercializado no mesmo período em 2019 e 5,4% superior ao período em 2020. O último recorde de consumo em Santa Catarina ocorreu no mês de julho, com a venda de 2.276.816 m³ por dia.

Assuntos: Economia
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados