CÂMARA DE GUABIRUBA

Representante da Guabiruba Saneamento participa de reunião do poder legislativo

Empresário falou sobre histórico da empresa Atlantis e dos investimentos a serem feitos na rede d’água após nova concessão que está em andamento
por Assessoria de Imprensa da Câmara de Guabiruba 10/07/2019 às 11:06 Atualizado em 10/07/2019 às 11:19
Divulgação

Na noite desta terça-feira (9), a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressista). O encontro também contou com as presenças dos demais vereadores e de representantes da empresa Atlantis Saneamento, contratada para fazer o processo de transição do abastecimento d’água no município que, até o fim do contrato, era feito Casan. Agora, espera-se pela vencedora do novo processo de concessão do tratamento, distribuição de água e esgoto.

Anderson Sandrini Botega, proprietário da Empresa Atlantis Saneamento fez uso da tribuna popular atendendo pedido do líder da bancada de oposição, Jaime Luiz Nuss (MDB). O objetivo da participação era de prestar esclarecimentos sobre problemas pontuais com relação a falta de água e também da sua coloração. 

O proprietário falou sobre o histórico da empresa e lembrou da situação encontrada por ela em Guabiruba. Também destacou os investimentos necessários após a conclusão do processo de concessão que está em andamento. Para Anderson Sandrini Botega , o sistema herdado pelo município está sucateado e produz menos que a demanda. Ele também destacou os investimentos pontuais feitos nos últimos 12 meses.

O vereador Jaime Luiz Nuss afirmou que o prefeito Matias Kohler deveria ter previsto a situação de falta d’água e distribuição de má qualidade quando tomou a decisão de romper o contrato com a Casan. Ele também lamentou que os investimentos atuais não serão ressarcidos aos cofres públicos quando for decidido pela empresa vencedora no processo de concessão que, segundo o vereador oposicionista, está com problemas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Cristiano Kormann (Progressista), líder de governo no poder legislativo, voltou a ressaltar a coragem do prefeito em romper o contrato com a Casan. Segundo o parlamentar, como consequência da falta de investimento da Casan foi herdado um sistema sucateado com muitos problemas. O parlamentar acredita que após a escolha da empresa no processo de concessão que está em andamento os investimentos necessários serão realizados e os problemas serão resolvidos. 

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) voltou a destacar que não restou outra alternativa por parte da administração municipal, senão o rompimento após os mais de 40 anos sem investimentos da Casan. Disse que sabe das situações pontuais relacionados a falta d’água, mas lembra que com a conclusão do processo de concessão e o aporte de investimentos por parte da empresa vencedora, em médio prazo haverá uma melhora significativa nos serviços.

Por sua vez, a presidente da mesa diretora, Rosita Kohler, falou sobre reunião que participou da Associação de Moradores do bairro Planície Alta (AMPLA), momento que externou as reivindicações da comunidade.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 18/2019 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- O Projeto de Lei Ordinária nº 20/2019 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE TURISMO DE GUABIRUBA – FUMTURG". Foi retirado de pauta após pedido de vistas

- Foi aprovada Moção de Congratulações nº 09/2019;

- Foi aprovada a Moção de Pesar nº 10/2019.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 16 de julho de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Assuntos: Política

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp