Câmara de Vereadores

Reunião dá continuidade à discussão sobre autolesão e perigos da internet para crianças e adolescentes

Grupo formado por vereadores e representantes de diversas instituições planejam promover um seminário com profissionais que palestrem sobre o assunto
por Assessoria de Imprensa 19/08/2019 às 17:16 Atualizado em 19/08/2019 às 17:35
Divulgação

Na tarde da última sexta-feira, 16 de agosto, um grupo de trabalho formado por vereadores e representantes de diversas instituições se reuniram na Câmara Municipal, com o intuito de ampliar a discussão acerca da autolesão (cutting) e da automutilação entre crianças e adolescentes, bem como, dos perigos a que está sujeito esse público ao acessar conteúdos impróprios na internet.

O encontro foi proposto por uma ação conjunta proveniente dos gabinetes dos vereadores Paulinho Sestrem (PATRI) e Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB). Os membros se reuniram por desdobramento de uma audiência pública realizada em maio deste ano na Câmara, com a participação de um especialista que tratou desta realidade a partir de indicadores levantados nas redes de ensino de Brusque.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Saúde e de Educação do município, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV), da Polícia Militar, do Instituto Nacional de Medicina Psicossomática (INMPSI), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (GRUPIA).

Uma comissão proveniente do grupo planeja organizar um seminário sobre o tema, em data ainda a ser definida, entre os meses de setembro e outubro. O evento deverá contar com palestras ministradas por profissionais da área, com foco em saúde mental e políticas públicas de inclusão que contribuam na busca de soluções.

Relembre

Em 8 de maio, o Legislativo brusquense promoveu uma audiência pública para discussão do assunto, com a presença do psicanalista clínico e graduando em Psicologia Mário Augusto Eccher, que abordou a prática de cutting entre jovens, além da influência e riscos a que estão expostos por meio de conteúdos inapropriados acessados pela internet.

O psicanalista trouxe informações e estatísticas para contextualizar sua abordagem, na qual discorreu sobre as prováveis causas da autolesão, as formas de identificar o problema e como lidar com a vítima. O referido evento foi proposto a partir da junção dos requerimentos 18/2019, de autoria do vereador Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), e 24/2019, proposto pelo vereador Marcos Deichmann (PATRI).

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp