MEDICAMENTO
Saúde segue determinação da Anvisa e recolhe lotes de losartana
BRUSQUE: Os medicamentos dos lotes determinados não serão mais entregues à população
por Secom - Prefeitura de Brusque 24/06/2022 às 13:55
Imagem: Ilustrativa

Na quinta-feira (23) a Anvisa determinou a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, informa que todos os medicamentos dos lotes foram retirados da Farmácia Básica e não serão mais distribuídos à população.

De acordo com a Anvisa, a medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. No total, 250.000 mil comprimidos foram recolhidos. 

A diretora, Patrícia Bernardi Sassi, explica que os pacientes que têm o medicamento em casa devem continuar fazendo o uso, pois a medida da Anvisa é preventiva. “A nossa orientação é que esses pacientes sigam o tratamento, e em caso de dúvidas procurem os seus médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”. 

Patrícia ressalta que a interdição a princípio não irá prejudicar a entrega dos medicamentos, tendo em vista que a Secretaria possui outros lotes de losartana que não estão na lista de recolhimento. 

A Anvisa também orienta o paciente que possuir os lotes afetados que entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca do seu medicamento por um lote que não tenha sido necessário o recolhimento. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.  

Para consultar os lotes que estão sendo recolhidos em atendimento à orientação da Anvisa, basta acessar o link da resolução: https://tinyurl.com/resolucao-...

Assuntos: Saúde
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados