
A transmissão comunitária da varíola dos macacos em Santa Catarina foi confirmada pelo governo do Estado nesta quinta-feira (28). Isso quer dizer que não é mais possível rastrear a origem da infecção. Ao todo, seis casos foram confirmados no Estado e outros 16 são investigados.
As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta. A doença é considerada uma emergência global pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A primeira notificação da varíola dos macacos em Santa Catarina ocorreu no dia 27 de março. O paciente não morava no Estado, mas esteve em Florianópolis após uma viagem para a Espanha.
Já o caso mais recente é de um morador de Florianópolis sem histórico de viagem. Ele começou a ter sintomas no dia 19 deste mês. Não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.
Quais são os sintomas da varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é uma parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível, causa sintomas mais leves e é menos mortal. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.
Os principais sintomas são:
- febre
- dores de cabeça
- dores musculares
- dores nas costas
- calafrios
- exaustão
- linfonodos inchados