MEDICAMENTOS

Secretaria da Saúde recebe todos os remédios da relação municipal

REMUME conta com 187 remédios, sendo que 109 estão disponíveis nas Unidades de Saúde e os demais na Farmácia Básica Municipal
por Secom/Prefeitura de Brusque 12/02/2019 às 18:21 Atualizado em 15/02/2019 às 14:59
Ilustrativa

Brusque está renovando o estoque de medicamentos que são distribuídos diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Farmácia Central, anexo ao Centro Integrado de Saúde. Em dezembro de 2018 e janeiro de 2019, muitos pacientes receberam medicação para atender até dois meses de tratamento e já no início do ano, as indústrias farmacêuticas foram notificadas a entregar novas remessas de remédios. 

No ano passado mais de 19 milhões de unidades de medicamentos foram entregues pela prefeitura, totalizando 262.298 atendimentos aos pacientes com receituário. Em média, mais de 22 mil cidadãos retiram remédios nas farmácias da prefeitura de Brusque todos os meses. O investimento com a compra de medicamentos ultrapassou a marca de R$ 4,7 milhões em 2018. 

A variedade de rótulos que são ofertados também é grande. A Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) conta com 187 ítens, sendo que os controlados são entregues apenas na Farmácia Excepcional, ou seja, aqueles com retenção da receita. Além de todo esse montante, o município de Brusque também é responsável pela entrega dos remédios fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, evitando assim o deslocamento da população para Blumenau. 

“Iniciamos 2019 com o pé direito, nossas compras estão regularizadas e a medida que os medicamentos estão chegando em nosso almoxarifado, imediatamente encaminhamos para as Unidades Básicas de Saúde e Farmácia Central”, comenta o Secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari.

A logística de distribuição obedece uma rigorosa rotina para não faltar nenhum rótulo nas prateleiras das 23 UBSs e da Farmácia Central, conforme comenta a Coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde Patrícia Bernardi Sassi. “A cidade é divida em quatro setores, e a distribuição é feita mensalmente para cada unidade, com a uma reposição quando necessária a cada 15 dias”. 

Até março de 2019 a Secretaria de Saúde vai iniciar o Programa de Acesso a Medicamentos de Uso Continuado para pessoas em situação de venerabilidade socioeconômicas, contemplando assim o anseio de uma grande parcela da nossa comunidade. Na prática, haverá a distribuição de remédios que não constam na lista municipal. 

Para este ano é que R$ 5 milhões sejam destinados para aquisição de remédios, ampliando cada vez mais os investimentos nessa importante área da saúde pública.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp