GERAL

Segunda-feira movimentada com formações tecnológicas para profissionais de educação

Cidade recebe projeto piloto de conteúdo multimídia em 3D e de programação por meio de games
por Secom - Prefeitura de Brusque 20/06/2022 às 16:58 Atualizado em 20/06/2022 às 17:20
Secom/Prefeitura de Brusque

Em continuidade às ações e projetos que transformam 2022 como o ano da educação em Brusque, duas importantes formações em tecnologia ocorrem nesta segunda-feira (20). Na EEF Augusta Dutra de Souza, no bairro Limeira Baixa, são cerca de 70 profissionais reunidos, entre professores da unidade de ensino, assessores de disciplinas da rede municipal e equipe pedagógica da Secretaria de Educação capacitados para o uso do software Mozaik Education. Criado pela Google, o sistema é aplicado nas telas interativas e Brusque é uma das primeiras cidades brasileiras a desenvolver o projeto piloto por um período de seis meses. Já na sala de Licitações da Prefeitura, os professores de robótica recebem capacitação sobre a plataforma canadense Robo Garden, outra novidade no Brasil, que atua com o ensino de programação desde o básico até os níveis avançados por meio de games. 

A formação sobre o software húngaro Mozaik Education é ministrada pelo consultor paulista Marcos, Kishimoto, formado em matemática, rede de computadores e automação industrial. Segundo ele, a Mosaik Education tem conteúdo multimídia, em 3D, que vai tornar as aulas mais atrativas e interessantes para os alunos e vai facilitar bastante para os professores, pois também permite que, de forma on-line, atividades sejam aplicadas aos alunos. 

Para a diretora da EEF Augusta Dutra de Souza, Cristina Knihs Zierke, a formação é de qualidade excepcional. “Poucas cidades no Brasil usam o Mozaik e, na rede pública, somos os primeiros. Estamos muito empolgados pois essa formação fará com que os alunos tenham acesso à tecnologia de primeiro mundo, que apenas na Europa é utilizada”. 

A diretora espera que o novo recurso tecnológico represente ainda mais motivação para os estudantes. “A qualidade desta plataforma é impressionante, no simples fato de apenas observar, já sentimos uma diferença. O raciocínio dos alunos se torna maior, já que eles estão vendo e lidando com a tecnologia, que agora não temos mais como fugir”, analisa. A escola foi escolhida para receber o projeto piloto por meio de sorteio.

Robo Garden

Já a apresentação da plataforma Robo Garden aos profissionais de robótica da rede municipal de ensino é ministrada pela doutora em Linguística e consultora paulista Betina von Staa. Para ela, é gratificante ver que Brusque está investindo em tecnologia, vendo a importância da área para o desenvolvimento dos alunos. 

A especialista comenta que a Robo Garden consiste em uma plataforma de ensino de programação gameficado autoinstrucional. “O aluno aprende brincando no ritmo dele e vai ao infinito e além na plataforma. Os professores de robótica que já possuem experiência de programação, viram como é simples, o aluno aprende bem. As crianças poderão aprender no seu ritmo, em qualquer hora em qualquer lugar”. 

Segundo ela, a experiência é como entrar em um game. “Mas é um game que ensina pensamento computacional, raciocínio lógico, está em contexto de ciência, com reflexões científicas e o aluno aprenderá no seu ritmo, e assim, a cidade poderá ampliar o interesse na área tecnológica porque é uma brincadeira, o ambiente é divertido, colorido, atrai meninas e meninos. E mesmo quem acha que não tem afinidade para o mundo da tecnologia, das ciências, vai ver como é divertido e didático, importante para a formação de toda criança, de todo cidadão”. 

Novo mercado

Para a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, as ações deste começo de semana trazem uma percepção muito positiva para a rede municipal de ensino. “O software Mozaik conhecemos em Londres na Bet Show e lá foi manifestado que o parceiro Google iria licenciá-lo para que Brusque fosse o projeto piloto do uso desse software em 3D”. Segundo ela, o Mozaik é moderno, “inclusive pode ser utilizado nos celulares, e assim, vai democratizar, facilitar e modernizar este conhecimento e o uso das ferramentas. 

Sobre a apresentação da plataforma Robo Garden, Eliani Buemo cita que ela significa o desenvolvimento do pensamento computacional e por meio dele, a programação. “O que vemos, hoje, no mundo moderno, como uma necessidade e uma oferta de mercado de trabalho que se abre. Este software também é uma novidade no Brasil, nenhuma rede pública o utiliza ainda. Teremos uma licença para que 300 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental possam utilizar”.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp