UNIFEBE

Segunda turma do Programa de Residência Médica inicia suas atividades

Durante dois anos, três novos médicos realizarão especialização em instituições de saúde de Brusque
por Assessoria de Imprensa Unifebe 11/03/2019 às 14:44
Divulgação

A segunda turma do Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) iniciou suas atividades no dia 1º de março. Considerada uma pós-graduação lato sensu, o objetivo é que os profissionais formados em Medicina realizem uma Residência Médica e se especializem em determinada área de atuação clínica.

Durante dois anos, Albiran Dalri Marizio, 32, Daniel Boarini de Souza, 38 e Michely Ficagna, 30, participarão do desenvolvimento das atividades de ensino do Programa no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, o Hospital Azambuja, e nas instituições de saúde do município, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica.

Merizio destaca que com a especialização busca melhorar sua formação e assim estar mais capacitado para atender à população. Para ele, que nasceu em Nova Trento (SC), o maior desafio do programa é entender o funcionamento do hospital e das instituições de saúde para desempenhar com mais zelo sua função.

Michely, que é de Xanxerê (SC), acredita que o Residência Médica é uma porta de entrada para outras subespecialidades, e que estará melhor preparada para prestar atendimento à comunidade.

— Estou feliz de estar aqui. Percebi que há uma preocupação muito grande com o ser humano. Os preceptores também são atenciosos, o que nos dá segurança de saber que não estamos sozinhos. Trabalhamos com vidas e somente se especializando conseguimos dia após dia oferecer mais qualidade à saúde das pessoas — ressalta.

Para Souza, natural de Maringá (PR), o período de Residência Médica será de desafios, aprendizagem e de maturidade profissional e pessoal.

— Fazemos parte de um momento importante para a saúde de Brusque, e estamos aqui para atender da melhor maneira possível a população — destaca.

Residência Médica

O Programa de Residência Médica é promovido pela UNIFEBE em parceria com o Hospital Azambuja e a Prefeitura de Brusque. A finalidade é o aperfeiçoamento da formação médica como ensino de pós-graduação, caracterizada por meio da organização de programas de treinamento em serviço, desenvolvido em ambiente médico-hospitalar e ambulatorial, sob supervisão de profissionais médicos e preceptores.

Até o momento, são ofertadas duas especialidades: Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade. Os residentes trabalham das 7h às 19h de segunda a sexta-feira com plantões em alguns finais de semana.

O coordenador do programa, doutor Antônio de Pádua Santos Lanna, explica que 64 pessoas se inscreveram para a segunda turma de Residência Médica, sendo que 35 foram selecionados para a segunda etapa do processo e três aprovados para ingresso no Programa.

Lanna enfatiza que o Residência Médica tem contribuído significativamente para a melhoria do serviço e atenção da saúde do município de Brusque.

— É uma honra estar à frente deste programa e acompanhar estes jovens médicos no desenvolvimento e aperfeiçoamento da profissão. Nosso intuito sempre é trabalhar de maneira humanizada e melhorar a saúde da população — enfatiza.

Samara Paola Parmeggiani, 29, é residente da primeira turma do programa e está feliz com as conquistas deste período. Ela também acredita que o trabalho com os novos residentes será imprescindível para que se busque cada vez mais uma medicina de melhor qualidade.

— Posso dizer que após esse primeiro ano saímos infinitamente melhores do que entramos. Com os residentes da segunda turma aprenderemos mais ainda, pois a medicina é feita de pessoas e todos os dias aprendemos uns com os outros. Além disso, o potencial humano de Brusque é muito grande e sabemos que há um grande interesse de desenvolver a saúde da região — ressalta. 

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp